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Pedagogia – EAD

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia forma profissionais da educação críticos e
reflexivos, com acurada fundamentação teórica e prática para investigar e produzir
conhecimentos e gerar ações comprometidas para a compreensão e adequação da
realidade que os circundam, atuando de forma humanizada para a promoção da
aprendizagem pelo exercício da docência na educação infantil, no ensino fundamental
e nas respectivas modalidades de educação, nas diferentes áreas do conhecimento e
com integração entre elas, assim como na Gestão Educacional em áreas nas quais
sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Estrutura Curricular

Estudar e Aprender a Distância
Produção e Interpretação de Textos
Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais
Filosofia da Educação
História da Educação
Prática Pedagógica I
Psicologia do Desenvolvimento
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Sociologia da Educação
Avaliação da Educação e da Aprendizagem
Prática Pedagógica II
Políticas Públicas em Educação
Arte e Formação de Professores
Ética e Formação do Educador
Teorias do Currículo
Prática Pedagógica III
Didática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Gestão educacional e Organização do Trabalho Pedagógico
Prática Pedagógica IV
Trabalho Pedagógico em Ambientes não Escolares
Pesquisa da Prática Pedagógica
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática
Prática Pedagógica V
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Popular, do Campo e EJA
Ludicidade e Psicomotricidade
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências
Optativa I
Estágio Supervisionado I
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Tópicos Educacionais II: Educação Ambiental e Responsabilidade Social
Optativa II
Estágio Supervisionado II
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Física
Tópicos Educacionais III: Ética e Direitos Humanos
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado III

O curso de Pedagogia Ead da FATENE foi desenvolvido por profissionais ligados
à educação e considerando a legislação da área. O egresso do curso será um cidadão
capaz de atuar com autonomia, responsabilidade e busca pelo conhecimento
constante. O curso buscará formar um sujeito capaz de desenvolver suas competências
e habilidades para atuar e planejas as ações pedagógicas inerentes à sua formação,
buscando articulação das competências profissionais com as necessidades locais e
regionais. Sua trajetória enquanto estudante será marcada pelo apoio de uso das
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, adequando seu aprendizado ao seu
estilo e ritmos próprios, sem deixar de conviver com os colegas e com o corpo docente
e de gestores. Será um profissional crítico, reflexivo, com valores de cidadania e ética
condizentes para atuação no mundo global atual, sem perder de vista sua aproximação
com o meio em que está inserido.

As competências que o egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia da
FATENE deve possuir são:
▪ atuar com ética e compromisso a fim de contribuir com a construção de uma
sociedade justa, equânime, igualitária;
▪ compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir,
para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica,
intelectual, emocional e social;
▪ fortalecer o cuidado, a educação, o desenvolvimento e as aprendizagens de
crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram
oportunidade de escolarização na idade própria;

▪ trabalhar, em espaços escolares e não escolares e espaços bilíngues, na
promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento
humano, reconhecendo e respeitando as manifestações e necessidades físicas,
cognitivas, emocionais, afetivas dos sujeitos nas suas relações individuais e
coletivas;
▪ organizar e dirigir situações de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, a
partir de uma atuação pedagógica desafiadora e problematizadora nas diferentes
linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes,
Educação Física e da LIBRAS, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes
fases do desenvolvimento humano;
▪ suscitar o desejo de aprender, resgatando o sentido do trabalho escolar
desenvolvendo na criança a capacidade de autoavaliação;
▪ relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos
didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e
comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
▪ promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a
família, a comunidade e a sociedade em geral;
▪ identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura
investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de
contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas,
culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
▪ demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza
ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes
sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
▪ desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo e cooperação entre a
área educacional e as demais áreas do conhecimento;
▪ participar e atuar na gestão das instituições escolares e não-escolares
contribuindo para o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e
avaliação das políticas, projetos e programas educacionais;
▪ desenvolver pesquisas que proporcionem a construção de conhecimentos sobre
o processo educativo, principalmente relacionadas aos sujeitos envolvidos no

processo, ao contexto social e cultural dos educandos, ao ensino, aprendizagem,
avaliação, planejamento, currículo, práticas pedagógicas, diversidade, inclusão
entre outros assuntos, que expressem as experiências escolares e não escolares,
objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses
conhecimentos;
▪ utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de
conhecimentos pedagógicos e científicos;
▪ estudar, compreender e aplicar criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais,
a Base Nacional Comum e outras determinações legais como componentes de
formação fundamentais para o exercício do magistério;
▪ atuar na educação especial realizando o atendimento aos estudantes público alvo
da educação especial, promovendo a inclusão;
▪ Atuar de forma efetiva para o desenvolvimento local e regional em função das
novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

Ao obter uma Licenciatura em Pedagogia, o maior número de vagas de trabalho ainda
é oferecido pelas escolas, dentro das salas de aulas ou na área da gestão. Entretanto, o
pedagogo encontra oportunidades de emprego em outros espaços bem variados:
Organizações Não Governamentais, Editoras, Hospitais, Indústria de Brinquedos,
Empresas, Órgãos Públicos, Outros espaços culturais: Espaços não escolares, como
museus, brinquedotecas e bibliotecas.

Prof. Me. Carlos Alberto Moreira, Possui Licenciatura em Educação Física pela
Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO/RJ -(1992) e Mestrado em Ciência da
Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ – (1998).
Especializado em Treinamento Desportivo pela UNIVERSO (1993), Geriatria e
Gerontologia Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ (1998),
Especialização em Educação a Distância pela UNOPAR (2018) e Direito Educacional
pela UNYLEYA (2019). Curso de Aperfeiçoamento em Emergências Médicas pela
Marinha do Brasil e Basic Trauma Life Support – BTLS – pela ServRio (2002).

Profa. Dra. Adriana Marly Sampaio Josino
Prof. Esp. Antônio Mulato Paulino
Prof. Me. Carlos Alberto Moreira
Prof. Dr. Ivan Jeferson Sampaio Diogo
Profa. Ma. Maria da Conceição Reis Silva
Profa. Dra. Michele Gonçalves Romcy Torres
Prof. Dr. Paulo Sergio Temoteo
Profa. Esp. Renata Arruda Camara
Profa. Ma. Viviane de Sousa Tomaz

PPC

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, responde diretamente pela criação,
implantação, consolidação, acompanhamento e atualização do Projeto Pedagógico do
Curso, realizando estudos e atualização periódica, verificando o impacto do sistema de
avaliação de aprendizagem na formação do estudante e analisando a adequação do
perfil do egresso, considerando as DCN’s e as novas demandas do mundo do trabalho.

NDE

Profa. Dra. Adriana Marly Sampaio Josino

Prof. Me. Carlos Alberto Moreira
Prof. Dr. Ivan Jeferson Sampaio Diogo
Profa. Ma. Maria da Conceição Reis Silva
Profa. Dra. Michele Gonçalves Romcy Torres

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