O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Objetivos
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.
Membros da Comissão de Assessoria Permanente do ENADE
Representante dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia: Professor Cláudio Oliveira.
Representante do curso de Educação Física: Professora Érika Bataglia.
Representante do curso de Administração: Professor Wilson Barreto.
Representante do curso de Enfermagem: Professora Ana Beatriz.
Representante do curso de Serviço Social: Professora Lauriene Rodrigues.
Representante dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Civil: Professor Wilson Barreto (interino).
Representante dos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Professor Gilberto Figueiredo.
Exames anteriores