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Educação Física

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Educação Física está de acordo com o que dispõe a Resolução CNE/CP nº 06/2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física, sendo distribuído em 8 (oito) semestres, onde os quatro primeiros são considerados como Etapa Comum da formação e os quatro últimos como Etapa Específica, ou seja, a formação específica em Bacharelado ou Licenciatura, escolhida pelo graduando ao final do quarto semestre, na qual os graduandos terão acesso a conhecimentos específicos de acordo com a sua escolha. 

Estrutura Curricular

Prática textual em língua portuguesa
Esportes aquáticos
Anatomia humana
Futebol e futsal
Fundamentos da citologia e histologia
Fisiologia Humana
Metodologia da pesquisa e do trabalho científico
Suporte à vida e primeiros socorros
Cinesiologia
Atletismo
Introdução à educação física
Lazer e esporte de aventura
Vôlei de quadra e praia
Ginástica
Língua brasileira de sinais – LIBRAS
Psicomotricidade
Fisiologia do exercício e do esporte
Dança
Basquete e handebol
Lutas
Treinamento desportivo
Metodologia da Educação Física escolar: educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental
Metodologia do ensino e didática na Educação Física
Avaliação física na escola
Estágio supervisionado na educação infantil
Políticas educacionais e organização da educação básica
Psicologia do desenvolvimento
Educação Física do ensino médio
Estágio supervisionado nas séries iniciais do ensino fundamental
Antropologia da educação
Projeto de pesquisa
Promoção de saúde na escola
Estágio supervisionado nas séries finais do ensino fundamental
Psicologia da educação
Trabalho de conclusão de curso
Inclusão na Educação Física
Estágio supervisionado no ensino médio

 

 

O formando do curso deverá ser capaz de utilizar conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis, produzindo novos saberes, portar-se como profissional pesquisador, preocupado com a inovação do conhecimento e sua constante reflexão sobre o seu fazer, seja sua atuação no meio formal ou não formal.

 

 

Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática

O acadêmico em Educação Física formado na FATENE estará habilitado para atuar no campo da Educação Física escolar, se escolher pela formação específica em licenciatura ou em equipes multidisciplinares, no diagnóstico, planejamento e intervenção em atividades de esporte, lazer e saúde para indivíduos ou grupos de pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos) em espaços diversos, tais como: clubes, academias de ginástica, hotéis, resorts, hospitais, postos de saúde, órgãos públicos, empresas e outros, caso opte pelo bacharelado. Demais atuações do profissional de Educação Física é interessante verificar junto ao Conselho, devido atualizações que possam ocorrer.

Evanice Avelino de Souza

E-mail: evanice.souza@fatene.edu.br

Telefone/ WhatsApp: (85) 3299-2806

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UNB) e Doutora em Ciências Médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

Ao ingressar no Ensino Superior nos deparamos com vários questionamentos, tais como: será que estou no curso que eu realmente queria? Será que eu serei um profissional de sucesso? Será que concluindo o curso conseguirei um bom trabalho? São diversos as indagações que perduram na mente de um estudante universitários e com certeza o acadêmico de educação física não teria um pensamento diferente.

Mas diante de todas essas questões podemos lhe garantir que tentaremos oferecer uma boa formação profissional, metodologias com inovações tecnológicas e atualizadas, profissionais capacitados e um ambiente propício para aprofundamentos teóricos e práticos que poderão contribuir diretamente para sua atuação no mercado de trabalho.

Desejamos que aproveite cada espaço da FATENE, pois durante quatro anos a FATENE irá contribuir significativamente para a sua formação acadêmica, profissional e afetiva, construindo competências, atitudes e habilidades para as dimensões de crescimento pessoal, do fazer profissional e da convivência social.

Portanto, aproveite cada ensinamento proposto e oportunidade apresentada. Não hesite em perguntar ou a nos procurar caso necessite. Não minimize esforços para o seu sucesso profissional, pois muitas vezes será nas maiores dificuldades que encontrará as ferramentas o para seu êxito.

Bem-vindo(a) ao curso de Educação Física

Adriana Josino

Andreson Charles de Freitas Silva

Danilo Magalhães Lucino

Evanice Avelino de Souza

Felipe Rocha Alves

Francisco Girleudo Coutinho da Silva

Genilson Cesar Soares Bonfim

João Paulo Lima Vasconcelos

Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto

Michele Gonçalves Romcy Torres

Paulo Andrey de Holanda Bastos

PPC

De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.
O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial. Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.

Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

NDE

Evanice Avelino de Souza

Felipe Rocha Alves

Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto

Michele Gonçalves Romcy Torres

Paulo Andrey de Holanda Bastos

De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.
O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial. Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.

Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:

  • Evanice Avelino de Souza
  • Felipe Rocha Alves
  • Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto
  • Michele Gonçalves Romcy Torres
  • Paulo Andrey de Holanda Bastos – Educação Física

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