loader image

A Fatene

INSTITUCIONAL

 

A Faculdade Terra Nordeste (FATENE), é uma instituição de Ensino Superior mantida pela SOCIEDADE UNINORDESTE DE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CAUCAIA S/S. LTDA.

A Faculdade Terra Nordeste (FATENE) iniciou suas atividades acadêmicas no dia 02 de fevereiro de 2009, credenciada pela Portaria MEC n° 1.246, de 14 de outubro de 2008, homologando parecer favorável da Comissão de Verificação, com sede à Rua Coronel Correia, n° 1119, no Município de Caucaia, no Estado do Ceará.

A FATENE em 2024 completa 15 anos com qualidade de ensino reconhecida, atestada pelo ENADE e por seus alunos, com destaque entre as melhores instituições de ensino superior do Ceará. Mais que isso: há o compromisso com a qualidade de ensino, para tanto, o corpo docente é formado, em sua maioria, mestres e doutores. O investimento é alto também em conforto e tecnologia, contando atualmente com salas climatizadas, cadeiras acolchoadas e completo sistema multimídia. E como se não bastasse, ainda oferece o melhor custo-benefício do mercado, bibliotecas atualizadas, modernos e bem equipados laboratórios.

A proposta pedagógica da FATENE proporciona práticas educacionais capazes de contribuir com a educação superior, valorizando os avanços tecnológicos e alinhada com a formação nas diversas áreas do conhecimento. Preparar o cidadão visando o mercado de trabalho local e regional, por intermédio dos valores morais e éticos.

Atualmente a FATENE oferta cursos de graduação e pós graduação presenciais e EAD, nas diversas áreas do conhecimento. Forma profissionais qualificados aptos para o mercado e as novas tecnologias. A faculdade é um espaço disseminador de conhecimentos, possibilitando desenvolver a capacidade crítica, reflexiva e criativa na solução de problemas e na tomada de decisões.

MISSÃO

A missão da FATENE é “Formar cidadãos por intermédio de uma educação superior de qualidade, contribuindo para a inserção competitiva no mercado de trabalho e intervindo ativamente na construção de uma sociedade crítica, sustentável e inovadora”.

VISÃO

A FATENE se propõe a “Ser referência na formação de cidadãos através de uma gestão ética, ágil e inovadora no segmento da educação superior”.

VALORES

Entende-se por Valores o conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades de uma organização. Constituem preferências, pontos de vista, inclinações e deveres internos. Padrões éticos e de conduta praticados pela instituição que influenciam nas ações comportamentais de seus colaboradores. A FATENE está fundamentada na concepção de uma instituição comprometida com a educação, baseada nos seguintes valores:

  1. Ética: Construção de relacionamentos pautados na transparência, honestidade e respeito aos direitos humanos, promovendo o exercício da cidadania e da democracia.
  2. Inovação: Gerar e transformar conhecimento científico e tecnológico em soluções sustentáveis e aplicáveis, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local e regional.
  3. Inclusão: Uma instituição compromissada com a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, e com o intuito de superar as desigualdades locais e regionais.
  4. Transparência: Uma instituição que presta contas de suas ações e decisões a comunidade com responsabilidade e credibilidade.
  5. Responsabilidade Socioambiental: Gestão de recursos e ações comprometidas com o equilíbrio socioambiental favorecendo a qualidade de vida de toda comunidade.
  6. Flexibilização: Flexibilidade de métodos e critérios, com vistas as diferenças individuais dos estudantes, as peculiaridades locais e regionais e as possibilidades de combinação dos conhecimentos para novos cursos e programas de iniciação científica e extensão.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Posso ajudar?