Enfermagem - Fatene

Enfermagem

Enfermagem

INFORMAÇÕES GERAIS

COORDENADOR

Profª Ms Pâmela Campêlo Paiva / Coordenadora adjunta: Ana Beatriz Diógenes

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 3299 2829

 

DURAÇÃO DO CURSO

10 semestes / 5 anos

 

TURNOS POR CAMPUS

MANHÃ E NOITE - Unidade CAUCAIA

 

MATRIZ CURRICULAR

 

SOBRE O CURSO

O curso de Bacharelado em Enfermagem da FATENE garante que você tenha tido experiências acadêmicas diversas ao concluir o curso. Ao final, você estará apto a exercer sua profissão com total competência e destaque. O curso conta com uma estrutura no padrão recomendado pelo MEC, o que faz toda a diferença no mercado de trabalho.

Além da grande missão de cuidar de pacientes, o enfermeiro pode atuar em um amplo leque de atividades. Isso se deve ao novo estilo de vida da sociedade, a melhoria da qualidade de vida, a exposição a situações de estresse e ao envelhecimento e a uma maior expectativa de vida da população. Estes fatores fazem com que os profissionais da área de saúde sejam bastante requisitados para atuar no mercado.

Em nossas instalações e em setores diversas da saúde, você terá oportunidades de lidar com as vivências e práticas que lhe permitem uma melhor formação acadêmica. A partir dos primeiros semestres, como parte de seu aprendizado, você já vivenciará simulações práticas em laboratórios equipados com tecnologias modernas, evoluindo para exercícios profissionais em situações reais com a população e em instituições hospitalares.

Nosso quadro de professores, que também são profissionais do mercado, poderão lhe auxiliar a iniciar um estágio e, assim, ajudar você a escolher a área que mais combina com as suas habilidades.

Na área de Enfermagem, você tem a possibilidade de trabalhar em todos os setores de um hospital, da UTI à Pediatria, bem como em ambulatórios, laboratórios, prontos-socorros, clínicas, creches, indústrias, centros de pesquisa, universidades e na prevenção de acidentes de trabalho.

Além disso, suas atribuições também incluem gerenciar equipes, auxiliar na prevenção de doenças em trabalhos educativos, cuidar de idosos e ainda tratar de pacientes em suas casas, em sistema de Home Care, uma modalidade cada vez mais usual.

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFISSIONAL

Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabildiade da atenção à saúde naõa se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores ou lideranças na equipe de saúde.

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a ter  responsabildiade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL FORMADO

O profissional qualificado para o exercício de Enfermeiro, na FATENE, terá uma visão humanista, crítica, reflexiva e perfil generalista. Será um Enfermeiro com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz e conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

CORPO DOCENTE

 

PPC E NDE

O Núcleo Docente Estruturante - NDE é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.

Sua função além de elaborar e atrualizar o o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é definir o perfil acadêmico do curso e a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.

Membros do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Enfermagem:

  • Profª Ms. Ana Beatriz Diógenes Cavalcante
  • Profª Ms. Ana Fatima Braga Rocha
  • Profº Ms. Diego Jorge Maia Lima
  • Profº Ms. Marcelo Bandecchi Botelho de Miranda
  • Profº Ms. Valmirlan Fechine Jamacaru

Clique aqui para baixar o PPC.

 

Pesquisa - Links Úteis

Associação Brasileira de Enfermagem
www.abennacional.org.br

Conselho Federal de Enfermagem
www.cofen.gov.br

Conselho Regional de Enfermagem
www.coren-ce.org.br

Ministério da Saúde
www.portalsaude.saude.gov.br

 

 


compartilhe:

Top