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Enfermagem

O curso de Bacharelado em Enfermagem da FATENE garante diversas experiências
acadêmicas. Ao final, você estará apto a exercer sua profissão com total competência e
destaque. O curso conta com uma estrutura no padrão recomendado pelo MEC, o que faz toda
a diferença no mercado de trabalho.
Além da grande missão de cuidar de pacientes, o enfermeiro pode atuar em um amplo
leque de atividades. Isso se deve ao novo estilo de vida da sociedade, a melhoria da qualidade
de vida, a exposição a situações de estresse e ao envelhecimento e a uma maior expectativa
de vida da população. Estes fatores fazem com que os profissionais da área de saúde sejam
bastante requisitados para atuar no mercado.
Em nossas instalações e em setores diversas da saúde, você terá oportunidades de
lidar com as vivências e práticas que lhe permitem uma melhor formação acadêmica. A partir
dos primeiros semestres, como parte de seu aprendizado, você já vivenciará simulações
práticas em laboratórios equipados com tecnologias modernas e ações na comunidade.
Nosso quadro de professores, que também são profissionais do mercado com vasta
experiência, poderão lhe ajudar você a escolher a área que mais combina com as suas
habilidades.
Na área de Enfermagem, você tem a possibilidade de trabalhar em todos os setores de
um hospital, da UTI à Pediatria, bem como em ambulatórios, laboratórios, prontos-socorros,
clínicas, creches, indústrias, centros de pesquisa, universidades, na prevenção de acidentes de
trabalho e até montando seu próprio negócio. Nossa matriz é inovadora e trabalha o
empreendedorismo na grade curricular.
Além disso, suas atribuições também incluem gerenciar equipes, auxiliar na prevenção
de doenças em trabalhos educativos, cuidar de idosos e ainda tratar de pacientes em suas
casas, em sistema de Home Care, uma modalidade cada vez mais usual.

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Estrutura Curricular

ESTRUTURA DO CURSO
ANATOMIA HUMANA

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA HUMANA

PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA

PRÁTICAS INTEGRADORAS I

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM E SAE

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA

MICROSCOPIA E EMBRIOLOGIA

METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA

FISIOLOGIA HUMANA

FUNDAMENTOS DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA

IMUNOLOGIA E GENÉTICA CLÍNICA

SOCIOLOGIA GERAL

PRÁTICAS INTEGRADORAS II

ANATOMIA E FISIOLOGIA CLÍNICA

INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM COMUNITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

FARMACOLOGIA BÁSICA

CULTURA E LITERATURA AFRICANA E INDÍGENA

SEMIOLOGIA

PATOLOGIA GERAL E DOS SISTEMAS

PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES: DESAFIOS DA GESTÃO CONTEMPORÂNEA

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PARA O PROCESSO DE CUIDAR

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA E NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS

CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER

CUIDADO DE ENFERMAGEM EM PERINATOLOGIA

CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PRÁTICAS INTEGRADORAS III

FARMACOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

BIOSSEGURANÇA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

DEONTOLOGIA, BIOÉTICA E EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM

PRÁTICAS INTEGRADORAS IV

CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM SUPORTE AVANÇADO DE VIDA E UTI

ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA

CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO IDOSO

PRÁTICAS INTEGRADORAS V

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA CIRÚRGICA E CENTRO DE MATERIAIS

GESTÃO, LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM

PROJETO DE PESQUISA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

O profissional qualificado para o exercício de Enfermeiro, na FATENE, terá uma visão
humanista, crítica, reflexiva e perfil generalista. Será um Enfermeiro com base no rigor
científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz e conhecer e intervir
sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil
epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as
dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso
de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde
integral do ser humano.

Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar
aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto
em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja
realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo
capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções
para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões
de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da
atenção à saúde naõa se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de
saúde, tanto em nível individual como coletivo.
Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na
capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força
de trabalho, de medicamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos
devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas
mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a
confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros
profissionais de saúde e público em geral. A comunicação envolve comunicação
verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos uma
língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão
estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da
comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade
para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar
iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos
recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos
a ser empreendedores ou lideranças na equipe de saúde.
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender
continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os
profissionais de saúde devem aprender a ter responsabildiade e compromisso com a
sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais,
proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais
e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade
acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e
internacionais.

O mercado de trabalho do enfermeiro é amplo, tendo a possibilidade de trabalhar em todos os setores de um hospital, da UTI à Pediatria, bem como em ambulatórios, laboratórios, prontos-socorros, clínicas, creches, indústrias, centros de pesquisa, universidades e na prevenção de acidentes de trabalho.

Além disso, suas atribuições também incluem gerenciar equipes, auxiliar na prevenção de doenças em trabalhos educativos, cuidar de idosos e ainda tratar de pacientes em suas casas, em sistema de Home Care, uma modalidade cada vez mais usual. O empreendedorismo também tem sido um caminho promissor apresentado para os alunos no curso.

Pâmela Campêlo Paiva

E-mail: pamela.paiva@fatene.edu.br

Telefone / WhatsApp: (85) 3299-2808

Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2011) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2015), foi bolsista da Capes e participou do intercâmbio acadêmico (mestrado) no Instituto de Saúde Coletiva. Atualmente é docente e coordenadora do curso de Enfermagem e de Gestão Hospitalar da Faculdade Terra Nordeste. É proprietária da Life Consultoria. Coordenadora da Comissão de Empreendedorismo do COREN Ceara.

Docente Titulação Link Lattes
Adriana Marly Sampaio Josino Doutor http://lattes.cnpq.br/7094576725523950
Assunção Gomes Adeodato Especialista http://lattes.cnpq.br/8633139565693353
Charliene Freire Xavier Vieira Doutor http://lattes.cnpq.br/1274982428931718
Cicero Ricardo Candido Vieira Mestre http://lattes.cnpq.br/1248374089776527
Givanildo Carneiro Benicio Mestre http://lattes.cnpq.br/8176961738210599
Jose Iran Oliveira das Chagas Junior Mestre http://lattes.cnpq.br/2965233419136356
Luiz Carlos Guerreiro Chaves Doutor http://lattes.cnpq.br/7659925744902993
Maria da Conceição Reis Silva Mestre http://lattes.cnpq.br/7953032472030867
Pamela Campelo Paiva Mestre http://lattes.cnpq.br/9207522940215619
Paulo Sergio Temoteo Doutor http://lattes.cnpq.br/8909969383399935
Raissa Freitas Gomes Doutor http://lattes.cnpq.br/6845304450591666
Raquel Nascimento da Silva Roriz Mestre http://lattes.cnpq.br/2143284635759207
Renata de Arruda Camara Silva Especialista http://lattes.cnpq.br/1661459007910355
Tatiana de Queiroz Doutor http://lattes.cnpq.br/2527820193225280
Valmirlan Fechine Jamacaru Mestre http://lattes.cnpq.br/5514174278006224

O Núcleo Docente Estruturante – NDE é órgão consultivo e de assessoramento do
Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação
do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da
atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e
complementar.
Sua função além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é
definir o perfil acadêmico do curso e a formação e o perfil profissional do egresso; a
fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e
atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de
avaliação.

Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Enfermagem:
 Profª Ms. Pâmela Campêlo Paiva
 Profº Ms. Valmirlan Fechine Jamacaru
 Profº Ms. Givanildo Carneiro Benício
 Profª Dra. Aline Rodrigues Feitoza
 Profª Ms. Raquel Nascimento da Silva Roriz
+ Pesquisa – Links Úteis
Associação Brasileira de Enfermagem
www.abennacional.org.br
Conselho Federal de Enfermagem
www.cofen.gov.br
Conselho Regional de Enfermagem
www.coren-ce.org.br
Ministério da Saúde
www.portalsaude.saude.gov.br

O Núcleo Docente Estruturante – NDE é órgão consultivo e de assessoramento do
Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação
do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da
atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e
complementar.
Sua função além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é
definir o perfil acadêmico do curso e a formação e o perfil profissional do egresso; a
fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e
atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de
avaliação.

Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Enfermagem:
 Profª Ms. Pâmela Campêlo Paiva
 Profº Ms. Valmirlan Fechine Jamacaru
 Profº Ms. Givanildo Carneiro Benício
 Profª Dra. Aline Rodrigues Feitoza
 Profª Ms. Raquel Nascimento da Silva Roriz

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