Enfermagem
O curso de Bacharelado em Enfermagem da FATENE garante diversas experiências
acadêmicas. Ao final, você estará apto a exercer sua profissão com total competência e
destaque. O curso conta com uma estrutura no padrão recomendado pelo MEC, o que faz toda
a diferença no mercado de trabalho.
Além da grande missão de cuidar de pacientes, o enfermeiro pode atuar em um amplo
leque de atividades. Isso se deve ao novo estilo de vida da sociedade, a melhoria da qualidade
de vida, a exposição a situações de estresse e ao envelhecimento e a uma maior expectativa
de vida da população. Estes fatores fazem com que os profissionais da área de saúde sejam
bastante requisitados para atuar no mercado.
Em nossas instalações e em setores diversas da saúde, você terá oportunidades de
lidar com as vivências e práticas que lhe permitem uma melhor formação acadêmica. A partir
dos primeiros semestres, como parte de seu aprendizado, você já vivenciará simulações
práticas em laboratórios equipados com tecnologias modernas e ações na comunidade.
Nosso quadro de professores, que também são profissionais do mercado com vasta
experiência, poderão lhe ajudar você a escolher a área que mais combina com as suas
habilidades.
Na área de Enfermagem, você tem a possibilidade de trabalhar em todos os setores de
um hospital, da UTI à Pediatria, bem como em ambulatórios, laboratórios, prontos-socorros,
clínicas, creches, indústrias, centros de pesquisa, universidades, na prevenção de acidentes de
trabalho e até montando seu próprio negócio. Nossa matriz é inovadora e trabalha o
empreendedorismo na grade curricular.
Além disso, suas atribuições também incluem gerenciar equipes, auxiliar na prevenção
de doenças em trabalhos educativos, cuidar de idosos e ainda tratar de pacientes em suas
casas, em sistema de Home Care, uma modalidade cada vez mais usual.
Estrutura Curricular
ESTRUTURA DO CURSO |
ANATOMIA HUMANA
BIOQUÍMICA E BIOLOGIA HUMANA PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA PRÁTICAS INTEGRADORAS I HISTÓRIA DA ENFERMAGEM E SAE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA MICROSCOPIA E EMBRIOLOGIA METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA FISIOLOGIA HUMANA FUNDAMENTOS DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA IMUNOLOGIA E GENÉTICA CLÍNICA SOCIOLOGIA GERAL PRÁTICAS INTEGRADORAS II ANATOMIA E FISIOLOGIA CLÍNICA INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM COMUNITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE FARMACOLOGIA BÁSICA CULTURA E LITERATURA AFRICANA E INDÍGENA SEMIOLOGIA PATOLOGIA GERAL E DOS SISTEMAS PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES: DESAFIOS DA GESTÃO CONTEMPORÂNEA FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PARA O PROCESSO DE CUIDAR VIGILÂNCIA EM SAÚDE CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA E NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER CUIDADO DE ENFERMAGEM EM PERINATOLOGIA CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PRÁTICAS INTEGRADORAS III FARMACOLOGIA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS BIOSSEGURANÇA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO DEONTOLOGIA, BIOÉTICA E EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM PRÁTICAS INTEGRADORAS IV CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM SUPORTE AVANÇADO DE VIDA E UTI ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO IDOSO PRÁTICAS INTEGRADORAS V FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA CIRÚRGICA E CENTRO DE MATERIAIS GESTÃO, LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM PROJETO DE PESQUISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ESTÁGIO SUPERVISIONADO II TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
O profissional qualificado para o exercício de Enfermeiro, na FATENE, terá uma visão
humanista, crítica, reflexiva e perfil generalista. Será um Enfermeiro com base no rigor
científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz e conhecer e intervir
sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil
epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as
dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso
de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde
integral do ser humano.
Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar
aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto
em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja
realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo
capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções
para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões
de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da
atenção à saúde naõa se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de
saúde, tanto em nível individual como coletivo.
Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na
capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força
de trabalho, de medicamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos
devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas
mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a
confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros
profissionais de saúde e público em geral. A comunicação envolve comunicação
verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos uma
língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão
estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da
comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade
para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar
iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos
recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos
a ser empreendedores ou lideranças na equipe de saúde.
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender
continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os
profissionais de saúde devem aprender a ter responsabildiade e compromisso com a
sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais,
proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais
e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade
acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e
internacionais.
O mercado de trabalho do enfermeiro é amplo, tendo a possibilidade de trabalhar em todos os setores de um hospital, da UTI à Pediatria, bem como em ambulatórios, laboratórios, prontos-socorros, clínicas, creches, indústrias, centros de pesquisa, universidades e na prevenção de acidentes de trabalho.
Além disso, suas atribuições também incluem gerenciar equipes, auxiliar na prevenção de doenças em trabalhos educativos, cuidar de idosos e ainda tratar de pacientes em suas casas, em sistema de Home Care, uma modalidade cada vez mais usual. O empreendedorismo também tem sido um caminho promissor apresentado para os alunos no curso.
Docente | Titulação | Link Lattes |
Adriana Marly Sampaio Josino | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7094576725523950 |
Assunção Gomes Adeodato | Especialista | http://lattes.cnpq.br/8633139565693353 |
Charliene Freire Xavier Vieira | Doutor | http://lattes.cnpq.br/1274982428931718 |
Cicero Ricardo Candido Vieira | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1248374089776527 |
Givanildo Carneiro Benicio | Mestre | http://lattes.cnpq.br/8176961738210599 |
Jose Iran Oliveira das Chagas Junior | Mestre | http://lattes.cnpq.br/2965233419136356 |
Luiz Carlos Guerreiro Chaves | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7659925744902993 |
Maria da Conceição Reis Silva | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7953032472030867 |
Pamela Campelo Paiva | Mestre | http://lattes.cnpq.br/9207522940215619 |
Paulo Sergio Temoteo | Doutor | http://lattes.cnpq.br/8909969383399935 |
Raissa Freitas Gomes | Doutor | http://lattes.cnpq.br/6845304450591666 |
Raquel Nascimento da Silva Roriz | Mestre | http://lattes.cnpq.br/2143284635759207 |
Renata de Arruda Camara Silva | Especialista | http://lattes.cnpq.br/1661459007910355 |
Tatiana de Queiroz | Doutor | http://lattes.cnpq.br/2527820193225280 |
Valmirlan Fechine Jamacaru | Mestre | http://lattes.cnpq.br/5514174278006224 |
O Núcleo Docente Estruturante – NDE é órgão consultivo e de assessoramento do
Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação
do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da
atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e
complementar.
Sua função além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é
definir o perfil acadêmico do curso e a formação e o perfil profissional do egresso; a
fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e
atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de
avaliação.
Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Enfermagem:
Profª Ms. Pâmela Campêlo Paiva
Profº Ms. Valmirlan Fechine Jamacaru
Profº Ms. Givanildo Carneiro Benício
Profª Dra. Aline Rodrigues Feitoza
Profª Ms. Raquel Nascimento da Silva Roriz
+ Pesquisa – Links Úteis
Associação Brasileira de Enfermagem
www.abennacional.org.br
Conselho Federal de Enfermagem
www.cofen.gov.br
Conselho Regional de Enfermagem
www.coren-ce.org.br
Ministério da Saúde
www.portalsaude.saude.gov.br
O Núcleo Docente Estruturante – NDE é órgão consultivo e de assessoramento do
Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação
do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da
atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e
complementar.
Sua função além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é
definir o perfil acadêmico do curso e a formação e o perfil profissional do egresso; a
fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e
atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de
avaliação.
Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Enfermagem:
Profª Ms. Pâmela Campêlo Paiva
Profº Ms. Valmirlan Fechine Jamacaru
Profº Ms. Givanildo Carneiro Benício
Profª Dra. Aline Rodrigues Feitoza
Profª Ms. Raquel Nascimento da Silva Roriz