loader image

Administração – EAD

Sobre o Curso

O curso superior de Administração é estruturado de acordo com as orientações e normas da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9694/1996), das diretrizes curriculares nacionais: parecer 23/2005 – CNE/CES (Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Administração – aprovada em 03.02.2005), e da Resolução 04 – de 13 de julho de 2005 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração), bem como o atendimento aos Padrões de Qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura e às Normas Institucionais da FATENE.

O curso engloba os conhecimentos, as competências e as habilidades que compõem o perfil do profissional de Administração, num conjunto de atividades e conteúdos que o preparam para o saber fazer (competências e habilidades) e para o saber ser (atitudes, posturas, valores).

Duração do curso: 8 semestres / 4 anos
MODALIDADE: Ensino à distância

CONCEITO MEC

Estrutura Curricular

 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO
ADMINISTRAÇÃO DE MERCADO EXTERIOR
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ANÁLISE DE INVESTIMENTO
ANÁLISE DE RISCO E CRÉDITO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS
CONTABILIDADE GERAL
ECONOMIA E NEGÓCIOS
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
EMPREENDEDORISMO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL
FINANÇAS CORPORATIVAS
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
GESTÃO DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES
GESTÃO DE MARKETING
GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO DE PROCESSOS E NOVAS TECNOLOGIAS
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E PESQUISA DE MERCADO
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
LÍNGUA BRASILEIRA DOS SINAIS (LIBRA) – OPTATIVA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MERCADO DE CAPITAIS
MÉTODO QUANTITATIVOS APLICADOS A NEGÓCIOS
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
METÓDOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
PRODUÇÃO: FUNDAMENTOS E PROCESSOS
PROJETO DE PESQUISA
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Curso de Bacharelado em Administração – EaD da FATENE proporciona ao egresso uma formação generalista que o capacita a compreender as questões técnico-científicas e socioeconômicas da sua área, bem como a identificar e solucionar problemas nos diversos ambientes organizacionais, respeitando as diferenças regionais e locais.

Com corpo docente altamente qualificado, equipamentos modernos, bibliografia atualizada, instalações adequadas e concepção pedagógica que respeita a totalidade do ser humano e da educação, o curso contempla as exigências da Lei 9.394/96 na formação de cidadãos responsáveis e profissionais competentes. Assim, o curso também atende à grande demanda existente no mercado de trabalho por profissionais desta área, proporcionando maior empregabilidade àqueles que o concluírem.
O curso de Bacharelado em Administração – EaD da FATENE forma profissionais com o perfil desejado pelo setor produtivo e garante as condições para que o graduando atinja o perfil traçado. O Curso de Administração oferece as condições para que o bacharel na área compreenda as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento e o prepara para que domine os diversos níveis do processo de tomada de decisão.

Ao assegurar as ferramentas teóricas e práticas para que ele desenvolva o gerenciamento qualitativo adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, o curso o torna apto a atuar nos vários segmentos do seu campo de atuação.

Ao concluir o Curso de Bacharelado em Administração da FATENE – EaD você será capaz de:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão.
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável.
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

De acordo com os artigos 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67, a atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:

  • elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização.
  • pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos
  • exercício de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido.
  • o exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.
  • magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.
  • Parágrafo único. A aplicação do disposto nas alíneas c, d e e não prejudicará a situação dos atuais ocupantes de cargos, funções e empregos, inclusive de direção, chefia, assessoramento e consultoria no Serviço Público e nas entidades privadas, enquanto os exercerem.

João Luis Josino Soares

E-mail: joao.josino@fatene.edu.br

Telefone / WhatsApp: (85) 3299-2809

Doutorando em Administração de Empresas. Mestre em Economia Rural. Especialista em: 1) Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação; 2) Marketing, Criatividade e Inovação; 3) Gestão Estratégica Organizacional 4) Tutoria em Educação a Distância; 5) Docência e Gestão na Educação à Distância; 6) Business Intelligence; 7) Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; 8) Educação, Diversidade e Inclusão Social. Cursando Especialização em: 1) Metodologias Ativas na Educação 2) Contabilidade e Gestão de Pessoas. Graduado em: 1) Administração; 2) Pedagogia. Cursando: 1) Bacharelado em Ciências Contábeis; 2) Recursos Humanos. Coordenador dos cursos de Administração e Recursos Humanos da FATENE. Com experiência: 1) Na Supervisão do Núcleo de Apoio Acadêmico da FATENE; 2) Na coordenação dos cursos de Administração, Marketing, Recursos Humanos e Gestão Financeira das Faculdade Terra Nordeste e Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE; 3) Docente nas instituições: Universidade Estadual do Ceará; Faculdade Terra Nordeste; Faculdade de Tecnologia do Nordeste; Faculdade Padre Dourado; Faculdade Evolução; Instituto Dom José de Educação e Cultura em níveis de graduação e pós-graduação; 4) Tutoria da Empresa Júnior ADM Soluções; 5) Agente Local de Inovação SEBRAE/CE 6) Consultor empresarial 7) Revisor dos Periódicos: Revista Brasileira de Administração Científica; Business Journal; Entrepreneurship; 8) Elaborador de Questões Convidado do Instituto Gestor Brasil; 9) Comitê de Ética e Pesquisa da FATENE 10) Avaliador de atos autorizativos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos do Sistema de Avaliação da Educação Superior – BASis.

Docente Titulação Link Lattes
Agostinho Lopes Venâncio Mestre http://lattes.cnpq.br/0452476445577855
Alan Diniz Lima Doutor http://lattes.cnpq.br/7381425013607892
Andre Henrique Pinheiro Albuquerque Doutor http://lattes.cnpq.br/8447666535557926
Antonio Adriano Alves de Souza Mestre http://lattes.cnpq.br/6294785745800694
Arilsom Martins do Nascimento Mestre http://lattes.cnpq.br/5197646477418568
Claudemir Rangel dos Santos Doutor http://lattes.cnpq.br/8747586343827226
Cristiana Barbosa Moreira Gomes Mestre http://lattes.cnpq.br/7778244636510356
Danielle Christina Costa Amorim Mestre http://lattes.cnpq.br/8577834164869363
Diego Rodrigues Holanda Mestre http://lattes.cnpq.br/1904848323019446
Edenise Monica Puerari Doutor http://lattes.cnpq.br/9324013726285736
Eduardo José de Lima Barbosa Mestre http://lattes.cnpq.br/1376982886631110
Erika Bataglia da Costa Mestre http://lattes.cnpq.br/2369806163338769
Evangelina Chrisóstomo Mestre http://lattes.cnpq.br/7689440028896566
Fernando Carlos Cordeiro Alves Especialista http://lattes.cnpq.br/9568131756700127
Fernando César Sales Barbosa Mestre http://lattes.cnpq.br/1037594065024657
Fernando Ribeiro Silva Mestre http://lattes.cnpq.br/4762522634948226
Gledson Antonino de Aguiar Especialista http://lattes.cnpq.br/2299051341769169
Imelde Bezerra Toledo Mestre http://lattes.cnpq.br/9752683347594266
João Luis Josino Soares Mestre http://lattes.cnpq.br/4714394538597175
Jorge Clécio de Moraes Dias Especialista http://lattes.cnpq.br/5807708255025679
José Edson da Silva Mestre http://lattes.cnpq.br/1846053664001808
José Wilson Barreto de Oliveira Especialista http://lattes.cnpq.br/3945599569828262
Laane Lima Queiroz Mestre http://lattes.cnpq.br/0079910668226943
Lamartine Moreira Lima David Mestre http://lattes.cnpq.br/7596081715148974
Luis de França Camboim Neto Doutor http://lattes.cnpq.br/8798851810906877
Luiz Carlos Guerreiro Chaves Doutor http://lattes.cnpq.br/7659925744902993
Luma Louise Sousa Lopes Mestre http://lattes.cnpq.br/8658950060096116
Márcia Helena Niza Ramalho Sobral Doutor http://lattes.cnpq.br/7853642467903925
Maria da Conceição Reis Silva Mestre http://lattes.cnpq.br/7953032472030867
Maria Socorro Tavares de Carvalho Mestre http://lattes.cnpq.br/2228430987009037
Mariete Ximenes Araújo Lima Mestre http://lattes.cnpq.br/8774000343286844
Paulo Sérgio Temoteo Doutor http://lattes.cnpq.br/8909969383399935
Raissa Freitas Gomes Brito Mestre http://lattes.cnpq.br/6845304450591666
Ricardo César de Oliveira Borges Doutor http://lattes.cnpq.br/5656222765313029
Ronaldo Ferreira de Sousa Mestre http://lattes.cnpq.br/5713695971304213
Sara Raquel de Melo Ferreira Mestre http://lattes.cnpq.br/4777111572306988
Silfran Martins de Souza Doutor http://lattes.cnpq.br/7208348146230356
Viviani Xavier de Avelar Rocha Mestre http://lattes.cnpq.br/0791739557403389
Douglas Willyam Rodrigues Gomes Mestre http://lattes.cnpq.br/2873326983684757

O NDE é constituído de professores com alto desempenho acadêmico e profissional, imbuídos do propósito de orientar a tomada de decisões no âmbito do curso de Bacharelado em Administração – EaD no que se refere aos aspectos pedagógicos do curso, o que inclui a revisão sistemática do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a atualização e acompanhamento da estrutura curricular, atualizações de ementas, acompanhamento e sugestão de melhorias do acervo bibliográfico, entre outras ações.

O NDE de Administração é composto pelos professores:

  • Prof. Me. Douglas Willyam Rodrigues Gomes
  • Prof. Me. João Luis Josino Soares
  • Profa. Me. Maria Da Conceição Reis Silva
  • Profa. Me. Antonia Cleidiane Rocha Lima
  • Prof. Esp. José Wilson Barreto De Oliveira

NDE

O NDE é constituído de professores com alto desempenho acadêmico e profissional, imbuídos do propósito de orientar a tomada de decisões no âmbito do curso de Bacharelado em Administração – EaD no que se refere aos aspectos pedagógicos do curso, o que inclui a revisão sistemática do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a atualização e acompanhamento da estrutura curricular, atualizações de ementas, acompanhamento e sugestão de melhorias do acervo bibliográfico, entre outras ações.

O NDE de Administração é composto pelos professores:

  • Prof. Me. Douglas Willyam Rodrigues Gomes
  • Prof. Me. João Luis Josino Soares
  • Profa. Me. Maria Da Conceição Reis Silva
  • Profa. Me. Antonia Cleidiane Rocha Lima
  • Prof. Esp. José Wilson Barreto De Oliveira

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Posso ajudar?