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Serviço Social – EAD

Sobre o Curso

Formar profissionais críticos em relação à realidade objeto de sua atuação com adequada fundamentação teórica e prática para investigar, atuar e produzir conhecimentos sobre os diferentes aspectos do conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Formar profissionais que estejam aptos para atuar nas expressões da questão social, formular e implementar propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários dos serviços.

Avaliações do Curso pelo MEC

O Curso de Bacharelado em Serviço Social EaD passou pela avaliação de autorização de curso em 2018, feita pelo MEC, quando obteve nota 5, numa escala de 0 a 5, obtendo assim a classificação como  “curso de ótima qualidade de ensino”.

Duração do Curso:

A carga horária mínima do Curso é de 3.250 horas, constituído integralmente de 2.640 horas de disciplinas obrigatórias, 150 horas de atividades complementares e 460 horas de estágio curricular. O curso de Serviço Social poderá ser concluído em um período mínimo de 8 semestres e no máximo 12 semestres.

Modalidade: Ensino a Distância

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Estrutura Curricular

Filosofia das Ciências Sociais
Ética e Cidadania
História, Política e Sociedade
Língua Portuguesa: da Oralidade a Escrita
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Sociologia Contemporânea
Cultura e Literatura Africana e Indígena
Análise Social
História Contemporânea
Introdução ao Serviço Social
Ciências Políticas I
Fundamentos da Economia
Elaboração e Planejamento de Projetos Sociais
Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade
Fundamentos Metodológicos do Serviço Social I
Ciências Políticas II
Movimentos Sociais e Sociedade Civil
Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável
Fundamentos Metodológicos do Serviço Social II
Trabalho Social I
Política Social I
Estágio Supervisionado I
Trabalho Social II
Pesquisa Social
Estágio Supervisionado II
Estudo dos Conflitos Sociais e Violência
Serviço Social e Saúde Mental
Educação Ambiental e Cidadania
Pesquisa em Serviço Social
Questão Social e Globalização
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Sociedade em Envelhecimento
Direitos Humanos
Trabalho de Conclusão de curso

Perfil do Formando

A formação profissional do curso de Bacharelado em Serviço Social FATENE possibilitará ao egresso atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

Habilidades desenvolvidas pelo profissional

O curso de Bacharelado em Serviço Social EaD da FATENE, através do seu currículo, proporciona uma educação superior de qualidade, de excelência, por meio de um processo de formação compromissado com valores éticos, essencialmente humanos, de notório saber teórico e metodológico vivenciados no meio acadêmico, para a inserção de futuros assistentes sociais no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho / Campo de Atuação

O mercado de trabalho do/a Assistente Social é hoje bastante diversificado e vai além da linha executiva, abrangendo a atuação em órgãos públicos, em empresas, entidades filantrópicas e ONGs, nas diversas áreas sociais como saúde, educação, habitação, previdência e assistência social. Insere-se, ainda, nos sistemas judiciário e presidiário, sindicatos, escolas, fundações, universidades públicas e privadas e em institutos técnicos, bem  como,  em  centros de pesquisa e assessorias.

Coordenador

Sandra Maria Pontes Maia

E-mail: sandra.maia@fatene.edu.br

Telefone / WhatsApp: (85) 3299-2836

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2010), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2008), graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Coordenadora acadêmica e de estágios do curso de Bacharelado em Serviço Social da FATENE e Assistente social da Prefeitura de Fortaleza lotada no Hospital Gonzaga Mota de José Walter. Experiências nas áreas de Gestão Pública em Saúde e Assistência Social, Gestão acadêmica, docência no ensino superior, coordenação de estágios e humanização em Saúde.

Corpo Docente

Docente Titulação Link Lattes
Adriana Marly Sampaio Josino Doutor http://lattes.cnpq.br/7094576725523950
Diana Vanessa Pereira Mestre http://lattes.cnpq.br/7307331005461985
Fernando Carlos Cordeiro Alves Especialista http://lattes.cnpq.br/9568131756700127
Francisca Silvia Helena Barbosa Duarte Mestre http://lattes.cnpq.br/3869984324006114
Henry Simon Sales Pinheiro Mestre http://lattes.cnpq.br/4985108328305675
Lauriene Rodrigues Marreiro Mestre http://lattes.cnpq.br/1469081439893308
Luiz Carlos Guerreiro Chaves Doutor http://lattes.cnpq.br/7659925744902993
Maria Da Conceição Reis Silva Mestre http://lattes.cnpq.br/7953032472030867
Maria Das Graças Rodrigues Mendes Mestre http://lattes.cnpq.br/8282931424457249
Paulo Sergio Temoteo Doutor http://lattes.cnpq.br/8909969383399935
Renata De Arruda Camara Silva Especialista http://lattes.cnpq.br/1661459007910355
Sandra Maria Pontes Maia Mestre http://lattes.cnpq.br/3554908681176038

PPC e NDE

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.

Sua função, além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é definir o perfil acadêmico do curso, a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.

O Núcleo Docente Estruturante possui regulamento próprio e sua composição é formada pelo coordenador do curso, como seu presidente, e de cinco docentes com titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, com contrato em tempo integral ou parcial.

Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de:

Profª Ms. Sandra Maria Pontes Maia Pires
Profª Ms. Francisca Silvia Helena Barbosa Duarte
Profª Ms. Lauriene Rodrigues Marreiro
Profª Ms. Maria das Graças Rodrigues Mendes
Profº Dr.Paulo Sérgio Temóteo

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.

Sua função, além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é definir o perfil acadêmico do curso, a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.

O Núcleo Docente Estruturante possui regulamento próprio e sua composição é formada pelo coordenador do curso, como seu presidente, e de cinco docentes com titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, com contrato em tempo integral ou parcial.

Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de:

  • Profa. Ms. Diana Vanessa Pereira
  • Profa. Ms. Lucileila de Sousa Carneiro
  • Profa. Ms. Erika Bataglia da Costa
  • Profa. Ms. Sandra Maria Pontes Maia
  • Profa. Ms. Sarah Lima Verde da Silva

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