Serviço Social – EAD
Sobre o Curso
Formar profissionais críticos em relação à realidade objeto de sua atuação com adequada fundamentação teórica e prática para investigar, atuar e produzir conhecimentos sobre os diferentes aspectos do conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Formar profissionais que estejam aptos para atuar nas expressões da questão social, formular e implementar propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários dos serviços.
Avaliações do Curso pelo MEC
O Curso de Bacharelado em Serviço Social EaD passou pela avaliação de autorização de curso em 2018, feita pelo MEC, quando obteve nota 5, numa escala de 0 a 5, obtendo assim a classificação como “curso de ótima qualidade de ensino”.
Duração do Curso:
A carga horária mínima do Curso é de 3.250 horas, constituído integralmente de 2.640 horas de disciplinas obrigatórias, 150 horas de atividades complementares e 460 horas de estágio curricular. O curso de Serviço Social poderá ser concluído em um período mínimo de 8 semestres e no máximo 12 semestres.
Modalidade: Ensino a Distância
Estrutura Curricular
Filosofia das Ciências Sociais |
Ética e Cidadania |
História, Política e Sociedade |
Língua Portuguesa: da Oralidade a Escrita |
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico |
Sociologia Contemporânea |
Cultura e Literatura Africana e Indígena |
Análise Social |
História Contemporânea |
Introdução ao Serviço Social |
Ciências Políticas I |
Fundamentos da Economia |
Elaboração e Planejamento de Projetos Sociais |
Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade |
Fundamentos Metodológicos do Serviço Social I |
Ciências Políticas II |
Movimentos Sociais e Sociedade Civil |
Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais |
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável |
Fundamentos Metodológicos do Serviço Social II |
Trabalho Social I |
Política Social I |
Estágio Supervisionado I |
Trabalho Social II |
Pesquisa Social |
Estágio Supervisionado II |
Estudo dos Conflitos Sociais e Violência |
Serviço Social e Saúde Mental |
Educação Ambiental e Cidadania |
Pesquisa em Serviço Social |
Questão Social e Globalização |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
Sociedade em Envelhecimento |
Direitos Humanos |
Trabalho de Conclusão de curso |
Perfil do Formando
A formação profissional do curso de Bacharelado em Serviço Social FATENE possibilitará ao egresso atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
Habilidades desenvolvidas pelo profissional
O curso de Bacharelado em Serviço Social EaD da FATENE, através do seu currículo, proporciona uma educação superior de qualidade, de excelência, por meio de um processo de formação compromissado com valores éticos, essencialmente humanos, de notório saber teórico e metodológico vivenciados no meio acadêmico, para a inserção de futuros assistentes sociais no mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho / Campo de Atuação
O mercado de trabalho do/a Assistente Social é hoje bastante diversificado e vai além da linha executiva, abrangendo a atuação em órgãos públicos, em empresas, entidades filantrópicas e ONGs, nas diversas áreas sociais como saúde, educação, habitação, previdência e assistência social. Insere-se, ainda, nos sistemas judiciário e presidiário, sindicatos, escolas, fundações, universidades públicas e privadas e em institutos técnicos, bem como, em centros de pesquisa e assessorias.
Coordenador
Corpo Docente
Docente | Titulação | Link Lattes |
Adriana Marly Sampaio Josino | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7094576725523950 |
Diana Vanessa Pereira | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7307331005461985 |
Fernando Carlos Cordeiro Alves | Especialista | http://lattes.cnpq.br/9568131756700127 |
Francisca Silvia Helena Barbosa Duarte | Mestre | http://lattes.cnpq.br/3869984324006114 |
Henry Simon Sales Pinheiro | Mestre | http://lattes.cnpq.br/4985108328305675 |
Lauriene Rodrigues Marreiro | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1469081439893308 |
Luiz Carlos Guerreiro Chaves | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7659925744902993 |
Maria Da Conceição Reis Silva | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7953032472030867 |
Maria Das Graças Rodrigues Mendes | Mestre | http://lattes.cnpq.br/8282931424457249 |
Paulo Sergio Temoteo | Doutor | http://lattes.cnpq.br/8909969383399935 |
Renata De Arruda Camara Silva | Especialista | http://lattes.cnpq.br/1661459007910355 |
Sandra Maria Pontes Maia | Mestre | http://lattes.cnpq.br/3554908681176038 |
PPC e NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.
Sua função, além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é definir o perfil acadêmico do curso, a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.
O Núcleo Docente Estruturante possui regulamento próprio e sua composição é formada pelo coordenador do curso, como seu presidente, e de cinco docentes com titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, com contrato em tempo integral ou parcial.
Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de:
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.
Sua função, além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é definir o perfil acadêmico do curso, a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.
O Núcleo Docente Estruturante possui regulamento próprio e sua composição é formada pelo coordenador do curso, como seu presidente, e de cinco docentes com titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, com contrato em tempo integral ou parcial.
Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de:
- Profa. Ms. Diana Vanessa Pereira
- Profa. Ms. Lucileila de Sousa Carneiro
- Profa. Ms. Erika Bataglia da Costa
- Profa. Ms. Sandra Maria Pontes Maia
- Profa. Ms. Sarah Lima Verde da Silva