loader image

Administração

Sobre o Curso

O curso superior de Administração é estruturado de acordo com as orientações e normas da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9694/1996), das diretrizes curriculares nacionais: parecer 23/2005 – CNE/CES (Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Administração – aprovada em 03.02.2005), e da Resolução 04 – de 13 de julho de 2005 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração), bem como o atendimento aos Padrões de Qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura e às Normas Institucionais da FATENE.

O curso engloba os conhecimentos, as competências e as habilidades que compõem o perfil do profissional de Administração, num conjunto de atividades e conteúdos que o preparam para o saber fazer (competências e habilidades) e para o saber ser (atitudes, posturas, valores).

Duração do curso: 8 semestres / 4 anos
Turnos: Manhã e Noite

Estrutura Curricular

Matemática Aplicada
Português Instrumental
Metodologia do Trabalho Científico
Informática Avançada
Teoria Geral da Administração
Introdução à Contabilidade
Ética, Sociedade e Responsabilidade Ambiental
Economia
Matemática Financeira
Redação Técnica e Empresarial
Contabilidade Gerencial
Psicologia
Sociologia das Organizações
Estatística
Organização, Sistemas e Métodos
Contabilidade de Custos
Comércio Exterior
Direito Empresarial
Recursos Humanos
Administração Contemporânea
Controladoria
Administração Financeira e Orçamentária
Logística
Gestão do Capital Humano
Gestão da Qualidade
Pesquisa e Análise de Mercado
Marketing
Administração e Planejamento da Produção
Administração de Recursos Materiais
Administração de Sistemas de Informação
Administração e Planejamento Organizacional
Projeto de Pesquisa
Gerência Comercial e de Vendas
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado
Optativa
Elaboração e Análise de Projetos
Diagnóstico e Consultoria
Mercado de Capitais
Trabalho de Conclusão de Curso
LIBRAS
Jogos de Empresas
Direito do Consumidor
Sistemas Administrativos

Perfil do Formando

O Curso de Administração da FATENE proporciona ao egresso uma formação generalista que o capacita a compreender as questões técnico-científicas e socioeconômicas da sua área, bem como a identificar e solucionar problemas nos diversos ambientes organizacionais, respeitando as diferenças regionais e locais.

Com corpo docente altamente qualificado, equipamentos modernos, bibliografia atualizada, instalações adequadas e concepção pedagógica que respeita a totalidade do ser humano e da educação, o curso contempla as exigências da Lei 9.394/96 na formação de cidadãos responsáveis e profissionais competentes. Assim, o curso também atende à grande demanda existente no mercado de trabalho por profissionais desta área, proporcionando maior empregabilidade àqueles que o concluírem.

O curso de Administração da FATENE forma profissionais com o perfil desejado pelo setor produtivo e garante as condições para que o graduando atinja o perfil traçado. O Curso de Administração oferece as condições para que o bacharel na área compreenda as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento e o prepara para que domine os diversos níveis do processo de tomada de decisão.

Ao assegurar as ferramentas teóricas e praticas para que ele desenvolva o gerenciamento qualitativo adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, o curso o torna apto a atuar nos vários segmentos do seu campo de atuação.

Habilidades desenvolvidas pelo profissional

Ao concluir o Curso de Bacharelado em Administração da FATENE você será capaz de:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão.
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável.
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Mercado de Trabalho / Campo de Atuação

De acordo com os artigos 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67, a atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:

  • elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização.
  • pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos.
  • exercício de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido.
  • o exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.
  • magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.
  • Parágrafo único. A aplicação do disposto nas alíneas c, d e e não prejudicará a situação dos atuais ocupantes de cargos, funções e empregos, inclusive de direção, chefia, assessoramento e consultoria no Serviço Público e nas entidades privadas, enquanto os exercerem.

Coordenador

João Luiz Josino

E-mail: joao.josino@fatene.edu.br

Telefone: (85) 3299-2829

Doutorando em Administração de Empresas (UNIFOR); Mestre em Economia Rural (UFC); Especialista em Gestão Estratégica Organizacional (FIC) e Graduado em Administração de Empresas (FGF). Com experiência profissional em cargos de função administrativa. Atuação com Agente Local de Inovação (SEBRAE/CE). Possui experiência em consultorias organizacionais.

Corpo Docente

Docente Titulação Link Lattes
Agostinho Lopes Venâncio Mestre Lattes
Alan Diniz Lima Doutor Lattes
Andre Henrique Pinheiro Albuquerque Doutor Lattes
Antonio Adriano Alves de Souza Mestre Lattes
Arilsom Martins do Nascimento Mestre Lattes
Claudemir Rangel dos Santos Doutor Lattes
Cristiana Barbosa Moreira Gomes Mestre Lattes
Danielle Christina Costa Amorim Mestre Lattes
Diego Rodrigues Holanda Mestre Lattes
Edenise Monica Puerari Doutor Lattes
Eduardo José de Lima Barbosa Mestre Lattes
Erika Bataglia da Costa Mestre Lattes
Evangelina Chrisóstomo Mestre Lattes
Fernando Carlos Cordeiro Alves Especialista Lattes
Fernando César Sales Barbosa Mestre Lattes
Fernando Ribeiro Silva Mestre Lattes
Gledson Antonino de Aguiar Especialista Lattes
Imelde Bezerra Toledo Mestre Lattes
João Luis Josino Soares Mestre Lattes
Jorge Clécio de Moraes Dias Especialista Lattes
José Edson da Silva Mestre Lattes
José Wilson Barreto de Oliveira Especialista Lattes
Laane Lima Queiroz Mestre Lattes
Lamartine Moreira Lima David Mestre Lattes
Luis de França Camboim Neto Doutor Lattes
Luiz Carlos Guerreiro Chaves Doutor Lattes
Luma Louise Sousa Lopes Mestre Lattes
Márcia Helena Niza Ramalho Sobral Doutor Lattes
Maria da Conceição Reis Silva Mestre Lattes
Maria Socorro Tavares de Carvalho Mestre Lattes
Mariete Ximenes Araújo Lima Mestre Lattes
Paulo Sérgio Temoteo Doutor Lattes
Raissa Freitas Gomes Brito Mestre Lattes
Ricardo César de Oliveira Borges Doutor Lattes
Ronaldo Ferreira de Sousa Mestre Lattes
Sara Raquel de Melo Ferreira Mestre Lattes
Silfran Martins de Souza Doutor Lattes
Viviani Xavier de Avelar Rocha Mestre Lattes

PPC e NDE

O NDE é constituído de professores com alto desempenho acadêmico e profissional, imbuídos do propósito de orientar a tomada de decisões no âmbito do curso de Bacharelado em Administração no que se refere aos aspectos pedagógicos do curso, o que inclui a revisão sistemática do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a atualização e acompanhamento da estrutura curricular, atualizações de ementas, acompanhamento e sugestão de melhorias do acervo bibliográfico, entre outras ações.

O NDE de Administração é composto pelos professores:

  • Prof. Me. João Luis Josino Soares
  • Prof. Me. Arilsom Martins do Nascimento
  • Profa. Esp. Cristiana Barbosa Moreira Gomes
  • Prof. Me. Fernando Ribeiro Silva
  • Profa. Esp. Maria Emíla Pessoa de Lima Carneiro
  • Prof. Dr. Silfran Martins de Souza

O NDE é constituído de professores com alto desempenho acadêmico e profissional, imbuídos do propósito de orientar a tomada de decisões no âmbito do curso de Bacharelado em Administração no que se refere aos aspectos pedagógicos do curso, o que inclui a revisão sistemática do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a atualização e acompanhamento da estrutura curricular, atualizações de ementas, acompanhamento e sugestão de melhorias do acervo bibliográfico, entre outras ações.

O NDE de Administração é composto pelos professores:

  • Prof. Me. João Luis Josino Soares
  • Prof. Me. Arilsom Martins do Nascimento
  • Profa. Esp. Cristiana Barbosa Moreira Gomes
  • Prof. Me. Fernando Ribeiro Silva
  • Profa. Esp. Maria Emíla Pessoa de Lima Carneiro
  • Prof. Dr. Silfran Martins de Souza

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.