Educação Física
Sobre o Curso
O Curso de Graduação em Educação Física está de acordo com o que dispõe a Resolução CNE/CP nº 06/2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física, sendo distribuído em 8 (oito) semestres, onde os quatro primeiros são considerados como Etapa Comum da formação e os quatro últimos como Etapa Específica, ou seja, a formação específica em Bacharelado ou Licenciatura, escolhida pelo graduando ao final do quarto semestre, na qual os graduandos terão acesso a conhecimentos específicos de acordo com a sua escolha.
Estrutura Curricular - Bacharelado
ANATOMIA HUMANA |
ESPORTES AQUÁTICOS |
SUPORTE VIDA E PRIMEIROS SOCORROS |
EXTENSIONISTA I |
FUTEBOL E FUTSAL |
INTRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA |
ATLETISMO |
BASQUETEBOL E HANDEBOL |
DANÇA |
ATIVIDADE INTEGRADORA I |
FISIOLOGIA HUMANA |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
LAZER E ESPORTE DE AVENTURA |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE |
GINÁSTICA |
VÔLEI DE PRAIA E VÔLEI DE QUADRA |
EXTENSIONISTA II |
TREINAMENTO DESPORTIVO |
PSICOMOTRICIDADE |
MEDIDAS E AVALIAÇÃO FÍSICA |
LUTAS |
ATIVIDADE INTEGRADORA II |
CINESIOLOGIA E BIOMECANICA |
GESTÃO DE MARKETING |
EXTENSIONISTA III |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO |
PSICOLOGIA DESPORTIVA |
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO S PARA GRUPOS ESPECIAIS |
TREINAMENTO DE FORÇA |
EXERCÍCIO CLÍNICO E REABILITAÇÃO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS |
ATIVIDADE INTEGRADORA III |
PROJETO DE PESQUISA |
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA |
PRÁTICAS CORPORAIS NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE |
EXTENSIONISTA IV |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE E BEM ESTAR |
HIDROGINÁSTICA |
ATIVIDADE INTEGRADORA IV |
Estrutura Curricular - Licenciatura
ANATOMIA HUMANA |
ESPORTES AQUÁTICOS |
SUPORTE VIDA E PRIMEIROS SOCORROS |
INTRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
EXTENSIONISTA I |
FUTEBOL E FUTSAL |
ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA |
FISIOLOGIA HUMANA |
ATLETISMO |
BASQUETEBOL E HANDEBOL |
DANÇA |
ATIVIDADE INTEGRADORA I |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
LAZER E ESPORTE DE AVENTURA |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE |
GINÁSTICA |
VÔLEI DE PRAIA E VÔLEI DE QUADRA |
EXTENSIONISTA II |
TREINAMENTO DESPORTIVO |
PSICOMOTRICIDADE |
MEDIDAS E AVALIAÇÃO FÍSICA |
LUTAS |
ATIVIDADE INTEGRADORA II |
CINESIOLOGIA E BIOMECANICA |
METODOLOGIA DO ENSINO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
EXTENSIONISTA III |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ATIVIDADE INTEGRADORA III |
ANTROPOLOGIA NA EDUCAÇÃO |
PROJETO DE PESQUISA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
EXTENSIONISTA IV |
PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
ATIVIDADE INTEGRADORA IV |
O formando do curso deverá ser capaz de utilizar conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis, produzindo novos saberes, portar-se como profissional pesquisador, preocupado com a inovação do conhecimento e sua constante reflexão sobre o seu fazer, seja sua atuação no meio formal ou não formal.
Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática
O acadêmico em Educação Física formado na FATENE estará habilitado para atuar no campo da Educação Física escolar, se escolher pela formação específica em licenciatura ou em equipes multidisciplinares, no diagnóstico, planejamento e intervenção em atividades de esporte, lazer e saúde para indivíduos ou grupos de pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos) em espaços diversos, tais como: clubes, academias de ginástica, hotéis, resorts, hospitais, postos de saúde, órgãos públicos, empresas e outros, caso opte pelo bacharelado. Demais atuações do profissional de Educação Física é interessante verificar junto ao Conselho, devido atualizações que possam ocorrer.
PALAVRA DA COORDENAÇÃO
Ao ingressar no Ensino Superior nos deparamos com vários questionamentos, tais como: será que estou no curso que eu realmente queria? Será que eu serei um profissional de sucesso? Será que concluindo o curso conseguirei um bom trabalho? São diversos as indagações que perduram na mente de um estudante universitários e com certeza o acadêmico de educação física não teria um pensamento diferente.
Mas diante de todas essas questões podemos lhe garantir que tentaremos oferecer uma boa formação profissional, metodologias com inovações tecnológicas e atualizadas, profissionais capacitados e um ambiente propício para aprofundamentos teóricos e práticos que poderão contribuir diretamente para sua atuação no mercado de trabalho.
Desejamos que aproveite cada espaço da FATENE, pois durante quatro anos a FATENE irá contribuir significativamente para a sua formação acadêmica, profissional e afetiva, construindo competências, atitudes e habilidades para as dimensões de crescimento pessoal, do fazer profissional e da convivência social.
Portanto, aproveite cada ensinamento proposto e oportunidade apresentada. Não hesite em perguntar ou a nos procurar caso necessite. Não minimize esforços para o seu sucesso profissional, pois muitas vezes será nas maiores dificuldades que encontrará as ferramentas o para seu êxito.
Bem-vindo(a) ao curso de Educação Física
Docente | Titulação | Link Lattes |
Danilo Magalhaes Lucino | Mestre | http://lattes.cnpq.br/5380609746474731 |
Evanice Avelino De Souza | Doutor | http://lattes.cnpq.br/4531474703487322 |
Felipe Rocha Alves | Mestre | http://lattes.cnpq.br/4497301614723072 |
Francisco Girleudo Coutinho Da Silva | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7382887190322774 |
Genilson Cesar Soares Bonfim | Mestre | http://lattes.cnpq.br/9349852128282238 |
João Paulo Lima Vasconcelos | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7771472684947474 |
Julio Cesar Barbosa De Lima Pinto | Mestre | http://lattes.cnpq.br/9625178358109839 |
Marianna De Aquino Peres Sousa | Especialista | http://lattes.cnpq.br/0500867535851928 |
Michelle Gonçalves Roncy Torres | Doutor | http://lattes.cnpq.br/2137054779061806 |
Paulo Andrey De Horlanda Bastos | Especialista | http://lattes.cnpq.br/7804308072343160 |
Paulo Sergio Temoteo | Doutor | http://lattes.cnpq.br/8909969383399935 |
Renata De Arruda Camara Silva | Especialista | http://lattes.cnpq.br/1661459007910355 |
PPC
De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.
O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial. Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.
Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.
NDE
Evanice Avelino de Souza
Felipe Rocha Alves
Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto
Michele Gonçalves Romcy Torres
João Paulo Lima Vasconceloss
De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.
O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial. Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.
Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.
O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:
- Evanice Avelino de Souza
- Felipe Rocha Alves
- Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto
- Michele Gonçalves Romcy Torres
- Paulo Andrey de Holanda Bastos – Educação Física