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Educação Física

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Educação Física está de acordo com o que dispõe a Resolução CNE/CP nº 06/2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física, sendo distribuído em 8 (oito) semestres, onde os quatro primeiros são considerados como Etapa Comum da formação e os quatro últimos como Etapa Específica, ou seja, a formação específica em Bacharelado ou Licenciatura, escolhida pelo graduando ao final do quarto semestre, na qual os graduandos terão acesso a conhecimentos específicos de acordo com a sua escolha. 

Estrutura Curricular - Bacharelado

ANATOMIA HUMANA
ESPORTES AQUÁTICOS
SUPORTE VIDA E PRIMEIROS SOCORROS
EXTENSIONISTA I
FUTEBOL E FUTSAL
INTRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA
ATLETISMO
BASQUETEBOL E HANDEBOL
DANÇA
ATIVIDADE INTEGRADORA I
FISIOLOGIA HUMANA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
LAZER E ESPORTE DE AVENTURA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE
GINÁSTICA
VÔLEI DE PRAIA E VÔLEI DE QUADRA
EXTENSIONISTA II
TREINAMENTO DESPORTIVO
PSICOMOTRICIDADE
MEDIDAS E AVALIAÇÃO FÍSICA
LUTAS
ATIVIDADE INTEGRADORA II
CINESIOLOGIA E BIOMECANICA
GESTÃO DE MARKETING
EXTENSIONISTA III
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO
PSICOLOGIA DESPORTIVA
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO S PARA GRUPOS ESPECIAIS
TREINAMENTO DE FORÇA
EXERCÍCIO CLÍNICO E REABILITAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS
ATIVIDADE INTEGRADORA III
PROJETO DE PESQUISA
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA
PRÁTICAS CORPORAIS NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
EXTENSIONISTA IV
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE E BEM ESTAR
HIDROGINÁSTICA
ATIVIDADE INTEGRADORA IV

Estrutura Curricular - Licenciatura

ANATOMIA HUMANA
ESPORTES AQUÁTICOS
SUPORTE VIDA E PRIMEIROS SOCORROS
INTRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EXTENSIONISTA I
FUTEBOL E FUTSAL
ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA
FISIOLOGIA HUMANA
ATLETISMO
BASQUETEBOL E HANDEBOL
DANÇA
ATIVIDADE INTEGRADORA I
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
LAZER E ESPORTE DE AVENTURA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE
GINÁSTICA
VÔLEI DE PRAIA E VÔLEI DE QUADRA
EXTENSIONISTA II
TREINAMENTO DESPORTIVO
PSICOMOTRICIDADE
MEDIDAS E AVALIAÇÃO FÍSICA
LUTAS
ATIVIDADE INTEGRADORA II
CINESIOLOGIA E BIOMECANICA
METODOLOGIA DO ENSINO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
EXTENSIONISTA III
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE INTEGRADORA III
ANTROPOLOGIA NA EDUCAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EXTENSIONISTA IV
PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE INTEGRADORA IV

 

 

O formando do curso deverá ser capaz de utilizar conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis, produzindo novos saberes, portar-se como profissional pesquisador, preocupado com a inovação do conhecimento e sua constante reflexão sobre o seu fazer, seja sua atuação no meio formal ou não formal.

 

 

Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática

O acadêmico em Educação Física formado na FATENE estará habilitado para atuar no campo da Educação Física escolar, se escolher pela formação específica em licenciatura ou em equipes multidisciplinares, no diagnóstico, planejamento e intervenção em atividades de esporte, lazer e saúde para indivíduos ou grupos de pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos) em espaços diversos, tais como: clubes, academias de ginástica, hotéis, resorts, hospitais, postos de saúde, órgãos públicos, empresas e outros, caso opte pelo bacharelado. Demais atuações do profissional de Educação Física é interessante verificar junto ao Conselho, devido atualizações que possam ocorrer.

Evanice Avelino de Souza

E-mail: evanice.souza@fatene.edu.br

Telefone/ WhatsApp: (85) 3299-2806

Possui Licenciatura Plena em educação física (UFC), Especialização em Fisiologia do Exercício (UFPR), Mestrado em Educação Física (UNB, Bolsista CAPES) e Doutorado em Ciências Médicas (UFC, Bolsista CAPES) com linha de pesquisa relacionada à saúde do escolar. Atua como docente no ensino superior desde o ano de 2010 ministrando disciplinas como: didática da educação física escolar, promoção de saúde na escola, psicomotricidade, recreação e lazer, estágio supervisionado (bacharelado e licenciatura), além de está coordenando o curso de Educação Física na Faculdade Terra Nordeste -FATENE. Coordenou o projeto multidisciplinar (FORTALEÇA SUA SAÚDE) através de intervenções nas aulas de educação física escolar e o projeto de extensão ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA: UM INÍCIO PARA VIDA SAUDÁVEL orientando atividades esportivas e recreativas para crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Atualmente pesquisa sobre: comportamentos relacionados à saúde (duração e qualidade do sono, sintomas depressivos e ansiedade) em escolares durante a pandemia da COVID -19. Além disso está na supervisão de um projeto de extensão que objetiva proporcionar à prática esportiva para meninas de escolas públicas em contraturno escolar.

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

Ao ingressar no Ensino Superior nos deparamos com vários questionamentos, tais como: será que estou no curso que eu realmente queria? Será que eu serei um profissional de sucesso? Será que concluindo o curso conseguirei um bom trabalho? São diversos as indagações que perduram na mente de um estudante universitários e com certeza o acadêmico de educação física não teria um pensamento diferente.

Mas diante de todas essas questões podemos lhe garantir que tentaremos oferecer uma boa formação profissional, metodologias com inovações tecnológicas e atualizadas, profissionais capacitados e um ambiente propício para aprofundamentos teóricos e práticos que poderão contribuir diretamente para sua atuação no mercado de trabalho.

Desejamos que aproveite cada espaço da FATENE, pois durante quatro anos a FATENE irá contribuir significativamente para a sua formação acadêmica, profissional e afetiva, construindo competências, atitudes e habilidades para as dimensões de crescimento pessoal, do fazer profissional e da convivência social.

Portanto, aproveite cada ensinamento proposto e oportunidade apresentada. Não hesite em perguntar ou a nos procurar caso necessite. Não minimize esforços para o seu sucesso profissional, pois muitas vezes será nas maiores dificuldades que encontrará as ferramentas o para seu êxito.

Bem-vindo(a) ao curso de Educação Física

Docente Titulação Link Lattes
Danilo Magalhaes Lucino Mestre http://lattes.cnpq.br/5380609746474731
Evanice Avelino De Souza Doutor http://lattes.cnpq.br/4531474703487322
Felipe Rocha Alves Mestre http://lattes.cnpq.br/4497301614723072
Francisco Girleudo Coutinho Da Silva Mestre http://lattes.cnpq.br/7382887190322774
Genilson Cesar Soares Bonfim Mestre http://lattes.cnpq.br/9349852128282238
João Paulo Lima Vasconcelos Doutor http://lattes.cnpq.br/7771472684947474
Julio Cesar Barbosa De Lima Pinto Mestre http://lattes.cnpq.br/9625178358109839
Marianna De Aquino Peres Sousa Especialista http://lattes.cnpq.br/0500867535851928
Michelle Gonçalves Roncy Torres Doutor http://lattes.cnpq.br/2137054779061806
Paulo Andrey De Horlanda Bastos Especialista http://lattes.cnpq.br/7804308072343160
Paulo Sergio Temoteo Doutor http://lattes.cnpq.br/8909969383399935
Renata De Arruda Camara Silva Especialista http://lattes.cnpq.br/1661459007910355

PPC

De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.
O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial. Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.

Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

NDE

Evanice Avelino de Souza

Felipe Rocha Alves

Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto

Michele Gonçalves Romcy Torres

 João Paulo Lima Vasconceloss

De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.
O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial. Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.

Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:

  • Evanice Avelino de Souza
  • Felipe Rocha Alves
  • Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto
  • Michele Gonçalves Romcy Torres
  • Paulo Andrey de Holanda Bastos – Educação Física

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