Engenharia Civil
Sobre o Curso
As grandes transformações socioeconômicas e políticas dos dias atuais têm desafiado as Instituições de Ensino Superior – IES a se posicionarem muito mais fortemente quanto ao tipo de profissionais que esperam formar para responder com efetividade às necessidades de um mercado de trabalho extremamente concorrido. Nessa perspectiva, fez-se a necessidade da estruturação de um curso de formação que apresentasse currículo e ação pedagógica voltados para as exigências do mercado e da sociedade. Essa ação pedagógica precisou estar direcionada para o atendimento das demandas sociais, atualmente centradas na busca de pessoas preparadas para o convívio harmônico e cooperativo dentro das organizações.
O currículo do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, aqui \presentado, atende ao Parecer nº 1.362, de 12 de dezembro de 2002, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia e na Resolução nº 11, de 11 de março 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e as normas institucionais da Faculdade de Terra Nordeste.
Sendo assim, a Estrutura Curricular foi concebida baseada nos marcos legais dos Cursos de Bacharelado de Engenharia Civil e a carga horária das disciplinas estão distribuídas de forma a atender a aulas teóricas-práticas na IES e atividades complementares interna e externa que complementam a formação dos estudantes deste curso. Os objetivos foram delineados para o curso, garantindo a coerência entre o objetivo do curso e os conteúdos curriculares, mediante uma visão crítica presente nas ementas das disciplinas, na metodologia de ensino, na valorizando da prática e da interdisciplinaridade.
Outros aspectos relevantes da estrutura curricular e do currículo em ação da Engenharia Civil além da flexibilidade e da interdisciplinaridade é a acessibilidade pedagógica e atitudinal. No item que trata da proposta pedagógica se descreverá os aspectos acima enfatizados.
O Curso deverá favorecer a concepção de uma formação, onde o profissional seja capaz de atuar como agente e gestor do futuro, preocupado com a solução de problemas sociais e compromissado com a vida dos habitantes das cidades das cidades sem, no entanto, deixar de lado a construção de uma base sólida de conhecimentos específicos na área pela incorporação de conceitos, técnicas e ferramentas que o transformasse em gestor contemporâneo com o objetivo de atender as atuais e futuras demandas de um mercado moderno e competitivo.
Fortalecendo a justificativa para o funcionamento do curso de Engenharia Cívil da Faculdade Terra Nordeste, o estado do Ceará, durante o período de 2006 a 2011, adotou medidas e ações estratégicas liberando recursos públicos para investimentos com infraestrutura, tais como: o Porto do Pecém; a Companhia Siderúrgica do Pecém, o metrô de Fortaleza, a construção de habitações populares, a construção de barragens, etc. Finalmente, pode-se concluir que devido ao grande desenvolvimento econômico que o estado do Ceará vem apresentando nas últimas décadas – e a consequente geração de empregos, o aumento do PIB e a escassez de profissionais de nível superior – justifica-se a implantação do referido curso, o qual contribuirá com a diminuição da desigualdade de conhecimentos, bem como atendendo à demanda do mercado emergente em que se encontra o estado do Ceará.
Na FATENE e no Curso de Engenharia Civil o ensino irá corresponder aos avanços tecnológicos e culturais da sociedade atual, assegurando níveis qualitativos de produção do futuro profissional da área, no qual define os conhecimentos, as competências e as habilidades que fazem parte do perfil do profissional que se deseja formar, num conjunto de atividades e conteúdos que levem o estudante ao saber fazer (competências e habilidades) e ao saber ser (atitudes, posturas, valores), proporcionando a autonomia cognitiva.
Evidencia-se, portanto, uma visão acerca do processo de formação profissional delineada pela Coordenação de Curso em conjunto com o NDE – Núcleo Docente Estruturante. O Projeto Pedagógico encontra-se articulado naturalmente com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e com o Regimento Interno da Faculdade Terra Nordeste – FATENE, na medida em que seus pressupostos refletem aqueles estabelecidos nesses documentos institucionais.
AVALIAÇÃO DO CURSO
CONCEITO 4 – Portaria 842 de 16/12/2016
Duração do Curso: 10 semestres / 5 anos
Turno: Noite
Estrutura Curricular
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E ÉTICA PROFISSIONAL |
PRÁTICA TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA |
ALGORÍTIMOS E PROGRAMAÇÃO |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
ÁLGEBRA LINEAR |
DESENHO TÉCNICO |
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA |
EXTENSÃO I |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III |
DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR – CAD |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
TOPOGRAFIA |
ESTATÍSTICA APLICADA |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
MECANICA DOS FLUIDOS |
SISTEMA DE GESTAO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL |
ECONOMIA E MERCADO |
MECÂNICA GERAL |
EXTENSÃO II |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA |
ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
MECÂNICA DOS SOLOS |
MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL I |
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I |
OPTATIVA I |
CONSTRUÇÃO CIVIL I |
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO II |
HIDRAULICA GERAL |
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II |
TEORIA DAS ESTRUTURAS |
EXTENSÃO III |
ESTRUTURAS METÁLICAS |
ENERGIAS RENOVÁVEIS |
CONSTRUÇÃO CIVIL II |
ESTRUTURAS DE CONCRETO I |
INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS |
GESTÃO E ORÇAMENTO DE OBRAS CIVIS |
SANEAMENTO AMBIENTAL |
ESTRUTURAS DE CONCRETO II |
FUNDAÇÕES |
ESTRADAS |
EXTENSÃO IV |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS |
PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM |
PROJETO ESTRUTURAL |
PROJETO DE PESQUISA |
PLANEJAMENTO DE OBRAS E PROJETOS EM BIM |
PONTES |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO |
PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES |
OPTATIVA II |
A Faculdade Terra Nordeste proporcionará aos egressos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Esta formação capacitará seus egressos a serem sujeitos conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social dos conhecimentos, habilidades e valores adquiridos na vida acadêmica e de ingeri-los em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.
O egresso será um profissional com consciência de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo, efetivamente, utilizando-se da tecnologia adquirida, em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade em que vive.
Considerando o perfil desejado para o engenheiro civil, o formando deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades para o exercício das suas atividades.
Considerando a formação do Engenheiro proposta nas Diretrizes Curriculares concebemos o Perfil do Egresso como qualificado para:
- aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais a engenharia;
- projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- atuar em equipes multidisciplinares;
- compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Por fim, para que os alunos atinjam o perfil pretendido, o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da FATENE tem no seu Projeto Pedagógico de Curso o documento que formaliza o currículo do curso, explicita a amplitude do mesmo e, sua tradução se concretiza pelo conjunto de experiências e vivências dos estudantes ao longo do processo, de forma que estes venham a contribuir positivamente no processo do desenvolvimento global da comunidade.
Estudos da área elucidam que o mercado de trabalho para o engenheiro civil tem se apresentado escasso atualmente frente as necessidades de atendimento as demandas advindas de programas governamentais, advento dos Jogos Olímpicos e alguns mercados locais de engenharia que crescem em várias frentes. Em maio de 2012, a Confederação Nacional das Industrias (CNI) já divulgava dados a respeito do ritmo acelerado de obras em todas as regiões em regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentam uma economia crescente, passam por processos de modernização e readequação de seus setores de infraestrutura, sendo o caso local com a implantação da Siderúrgica e o Porto em plena construção, o que são destinos atraentes e propensos a grandes oportunidades.
Outra área que ganha relevância no mercado de trabalho é a que diz respeito ao engenheiro especializado em sustentabilidade e meio ambiente, sobretudo a partir dos impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos no setor privado. A relevância deste profissional é preponderante em setores como, por exemplo, indústrias de mineração, gás, óleo e energia. O profissional egresso do curso superior de graduação em Engenharia Civil mediante suas competências e habilidades adquiridas será capaz de ocupar posições nesse mercado de trabalho em vários segmentos, também atuando como empresário ou colaborador na execução de projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos, sanitários, pluviais e de prevenção de incêndio para edificações residenciais, comerciais e industriais; projetos elétricos de baixa tensão, projetos e execução de rodovias, pontes e obras de arte; avaliações e perícias técnicas; planejamento e controle de obras de edificações comerciais, residenciais e industriais; sistema de coleta e tratamento de esgoto, sistemas de captação e tratamento de água; administração de processos, sistemas, materiais, pessoas e empresas, além do ensino, da pesquisa científica e de consultoria.
Docente | Titulação | Link Lattes |
Adriana Marly Sampaio Josino | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7094576725523950 |
Alan Diniz Lima | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7381425013607892 |
Diego Rodrigues Holanda | ||
Francisco Wendel Cipriano De Oliveira | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7788142213502114 |
Jose Bruno Rego Mesquita | Doutor | http://lattes.cnpq.br/2739206512664016 |
Luis Henrique Pereira França | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7154220596173639 |
Luiz Carlos Guerreiro Chaves | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7659925744902993 |
Gustavo Henrique Pinheiro da Silva | ||
Eduardo Felicio Barbosa | Mestre | |
Savina Lais Nunes | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1597646560231140 |
Presidente Prof. Mestre Luis Henrique Pereira França
Profa. Mestre Savina Lais Silva Nunes
Prof. Doutor Alan Diniz Lima
Prof. Doutor José Bruno Rego Mesquita
Prof. Mestre Eduardo Felicio Barbosa
Prof. Ms. Luis Henrique Pereira França
Profa. Ms. Ana Kássia Lopes Gonçalves
Prof. Dr. José Bruno R. de Mesquita
Prof. Dr. Alan Diniz Lima
Profa. Ma. Savina Laís Silva Nunes