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Engenharia Civil

Sobre o Curso

As grandes transformações socioeconômicas e políticas dos dias atuais têm desafiado as Instituições de Ensino Superior – IES a se posicionarem muito mais fortemente quanto ao tipo de profissionais que esperam formar para responder com efetividade às necessidades de um mercado de trabalho extremamente concorrido. Nessa perspectiva, fez-se a necessidade da estruturação de um curso de formação que apresentasse currículo e ação pedagógica voltados para as exigências do mercado e da sociedade. Essa ação pedagógica precisou estar direcionada para o atendimento das demandas sociais, atualmente centradas na busca de pessoas preparadas para o convívio harmônico e cooperativo dentro das organizações.

O currículo do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, aqui \presentado, atende ao Parecer nº 1.362, de 12 de dezembro de 2002, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia e na Resolução nº 11, de 11 de março 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e as normas institucionais da Faculdade de Terra Nordeste.

Sendo assim, a Estrutura Curricular foi concebida baseada nos marcos legais dos Cursos de Bacharelado de Engenharia Civil e a carga horária das disciplinas estão distribuídas de forma a atender a aulas teóricas-práticas na IES e atividades complementares interna e externa que complementam a formação dos estudantes deste curso. Os objetivos foram delineados para o curso, garantindo a coerência entre o objetivo do curso e os conteúdos curriculares, mediante uma visão crítica presente nas ementas das disciplinas, na metodologia de ensino, na valorizando da prática e da interdisciplinaridade.

Outros aspectos relevantes da estrutura curricular e do currículo em ação da Engenharia Civil além da flexibilidade e da interdisciplinaridade é a acessibilidade pedagógica e atitudinal. No item que trata da proposta pedagógica se descreverá os aspectos acima enfatizados.

O Curso deverá favorecer a concepção de uma formação, onde o profissional seja capaz de atuar como agente e gestor do futuro, preocupado com a solução de problemas sociais e compromissado com a vida dos habitantes das cidades das cidades sem, no entanto, deixar de lado a construção de uma base sólida de conhecimentos específicos na área pela incorporação de conceitos, técnicas e ferramentas que o transformasse em gestor contemporâneo com o objetivo de atender as atuais e futuras demandas de um mercado moderno e competitivo.

Fortalecendo a justificativa para o funcionamento do curso de Engenharia Cívil da Faculdade Terra Nordeste, o estado do Ceará, durante o período de 2006 a 2011, adotou medidas e ações estratégicas liberando recursos públicos para investimentos com infraestrutura, tais como: o Porto do Pecém; a Companhia Siderúrgica do Pecém, o metrô de Fortaleza, a construção de habitações populares, a construção de barragens, etc. Finalmente, pode-se concluir que devido ao grande desenvolvimento econômico que o estado do Ceará vem apresentando nas últimas décadas – e a consequente geração de empregos, o aumento do PIB e a escassez de profissionais de nível superior – justifica-se a implantação do referido curso, o qual contribuirá com a diminuição da desigualdade de conhecimentos, bem como atendendo à demanda do mercado emergente em que se encontra o estado do Ceará.

Na FATENE e no Curso de Engenharia Civil o ensino irá corresponder aos avanços tecnológicos e culturais da sociedade atual, assegurando níveis qualitativos de produção do futuro profissional da área, no qual define os conhecimentos, as competências e as habilidades que fazem parte do perfil do profissional que se deseja formar, num conjunto de atividades e conteúdos que levem o estudante ao saber fazer (competências e habilidades) e ao saber ser (atitudes, posturas, valores), proporcionando a autonomia cognitiva.

Evidencia-se, portanto, uma visão acerca do processo de formação profissional delineada pela Coordenação de Curso em conjunto com o NDE – Núcleo Docente Estruturante. O Projeto Pedagógico encontra-se articulado naturalmente com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e com o Regimento Interno da Faculdade Terra Nordeste – FATENE, na medida em que seus pressupostos refletem aqueles estabelecidos nesses documentos institucionais.

AVALIAÇÃO DO CURSO

CONCEITO 4 – Portaria 842 de 16/12/2016

Link de acesso no MEC

Duração do Curso: 10 semestres / 5 anos

Turno: Noite

Estrutura Curricular

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E ÉTICA PROFISSIONAL
PRÁTICA TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA
ALGORÍTIMOS E PROGRAMAÇÃO
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
ÁLGEBRA LINEAR
DESENHO TÉCNICO
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA
EXTENSÃO I
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR – CAD
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
TOPOGRAFIA
ESTATÍSTICA APLICADA
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III
MECANICA DOS FLUIDOS
SISTEMA DE GESTAO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
ECONOMIA E MERCADO
MECÂNICA GERAL
EXTENSÃO II
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA
ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
MECÂNICA DOS SOLOS
MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL I
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
OPTATIVA I
CONSTRUÇÃO CIVIL I
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO II
HIDRAULICA GERAL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II
TEORIA DAS ESTRUTURAS
EXTENSÃO III
ESTRUTURAS METÁLICAS
ENERGIAS RENOVÁVEIS
CONSTRUÇÃO CIVIL II
ESTRUTURAS DE CONCRETO I
INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS
GESTÃO E ORÇAMENTO DE OBRAS CIVIS
SANEAMENTO AMBIENTAL
ESTRUTURAS DE CONCRETO II
FUNDAÇÕES
ESTRADAS
EXTENSÃO IV
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS
PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM
PROJETO ESTRUTURAL
PROJETO DE PESQUISA
PLANEJAMENTO DE OBRAS E PROJETOS EM BIM
PONTES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES
OPTATIVA II

A Faculdade Terra Nordeste proporcionará aos egressos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Esta formação capacitará seus egressos a serem sujeitos conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social dos conhecimentos, habilidades e valores adquiridos na vida acadêmica e de ingeri-los em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

O egresso será um profissional com consciência de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo, efetivamente, utilizando-se da tecnologia adquirida, em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade em que vive.

Considerando o perfil desejado para o engenheiro civil, o formando deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades para o exercício das suas atividades.

Considerando a formação do Engenheiro proposta nas Diretrizes Curriculares concebemos o Perfil do Egresso como qualificado para:

  • aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais a engenharia;
  • projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  • identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • atuar em equipes multidisciplinares;
  • compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Por fim, para que os alunos atinjam o perfil pretendido, o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da FATENE tem no seu Projeto Pedagógico de Curso o documento que formaliza o currículo do curso, explicita a amplitude do mesmo e, sua tradução se concretiza pelo conjunto de experiências e vivências dos estudantes ao longo do processo, de forma que estes venham a contribuir positivamente no processo do desenvolvimento global da comunidade.

Estudos da área elucidam que o mercado de trabalho para o engenheiro civil tem se apresentado escasso atualmente frente as necessidades de atendimento as demandas advindas de programas governamentais, advento dos Jogos Olímpicos e alguns mercados locais de engenharia que crescem em várias frentes. Em maio de 2012, a Confederação Nacional das Industrias (CNI) já divulgava dados a respeito do ritmo acelerado de obras em todas as regiões em regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentam uma economia crescente, passam por processos de modernização e readequação de seus setores de infraestrutura, sendo o caso local com a implantação da Siderúrgica e o Porto em plena construção, o que são destinos atraentes e propensos a grandes oportunidades.

Outra área que ganha relevância no mercado de trabalho é a que diz respeito ao engenheiro especializado em sustentabilidade e meio ambiente, sobretudo a partir dos impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos no setor privado. A relevância deste profissional é preponderante em setores como, por exemplo, indústrias de mineração, gás, óleo e energia. O profissional egresso do curso superior de graduação em Engenharia Civil mediante suas competências e habilidades adquiridas será capaz de ocupar posições nesse mercado de trabalho em vários segmentos, também atuando como empresário ou colaborador na execução de projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos, sanitários, pluviais e de prevenção de incêndio para edificações residenciais, comerciais e industriais; projetos elétricos de baixa tensão, projetos e execução de rodovias, pontes e obras de arte; avaliações e perícias técnicas; planejamento e controle de obras de edificações comerciais, residenciais e industriais; sistema de coleta e tratamento de esgoto, sistemas de captação e tratamento de água; administração de processos, sistemas, materiais, pessoas e empresas, além do ensino, da pesquisa científica e de consultoria.

Luis Henrique Pereira França

E-mail:  luis.franca@fatene.edu.br

Telefone / WhatsApp: (85) 3299-2821

Possui graduação em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, campus de Araçatuba/SP. É Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Especialista em Gestão da Qualidade (Faculdade Focus), Mestre em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus PICI e pós-graduando em Gestão de Projetos (IFRJ) e Doutorando em Estruturas na Universidade de Brasília (UnB). Possui pesquisas voltadas à área de reforço estrutural, análise numérica e tecnologia de materiais cimentícios. Tem experiência prática em sistema de qualidade, gestão de pessoas, gerenciamento de obra, compatibilização de projetos hospitalares, ISO 9001, instituição e incorporação imobiliária e arquitetura penal. Além disso, atua na docência superior e em projetos com Building Information Modeling (BIM). Atualmente é Coordenador Acadêmico do curso de Engenharia Civil e docente na FATENE (Faculdade Terra Nordeste).

Docente Titulação Link Lattes
Adriana Marly Sampaio Josino Doutor http://lattes.cnpq.br/7094576725523950
Alan Diniz Lima Doutor http://lattes.cnpq.br/7381425013607892
Diego Rodrigues Holanda
Francisco Wendel Cipriano De Oliveira Mestre http://lattes.cnpq.br/7788142213502114
Jose Bruno Rego Mesquita Doutor http://lattes.cnpq.br/2739206512664016
Luis Henrique Pereira França Mestre http://lattes.cnpq.br/7154220596173639
Luiz Carlos Guerreiro Chaves Doutor http://lattes.cnpq.br/7659925744902993
Gustavo Henrique Pinheiro da Silva
Eduardo Felicio Barbosa Mestre
Savina Lais Nunes Mestre http://lattes.cnpq.br/1597646560231140

Presidente Prof. Mestre Luis Henrique Pereira França

Profa. Mestre Savina Lais Silva Nunes

Prof. Doutor Alan Diniz Lima

Prof. Doutor José Bruno Rego Mesquita

Prof. Mestre Eduardo Felicio Barbosa

Prof. Ms. Luis Henrique Pereira França

Profa. Ms. Ana Kássia Lopes Gonçalves

Prof. Dr. José Bruno R. de Mesquita

Prof. Dr. Alan Diniz Lima

Profa. Ma. Savina Laís Silva Nunes

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