Engenharia Civil
Sobre o Curso
A graduação em Engenharia Civil forma profissionais aptos a planejar, projetar e executar obras que impactam diretamente o desenvolvimento da sociedade. Presente em construções de infraestrutura, habitação e saneamento, o engenheiro civil é fundamental para garantir segurança, funcionalidade e sustentabilidade nas edificações. Essa profissão é chave para transformar ideias em estruturas que moldam o futuro das cidades.
AVALIAÇÃO DO CURSO
CONCEITO 4 – Portaria 842 de 16/12/2016
Duração do Curso: 10 semestres / 5 anos
Turno: Noite
Estrutura Curricular
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E ÉTICA PROFISSIONAL |
PRÁTICA TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA |
ALGORÍTIMOS E PROGRAMAÇÃO |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
ÁLGEBRA LINEAR |
DESENHO TÉCNICO |
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA |
EXTENSÃO I |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III |
DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR – CAD |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
TOPOGRAFIA |
ESTATÍSTICA APLICADA |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
MECANICA DOS FLUIDOS |
SISTEMA DE GESTAO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL |
ECONOMIA E MERCADO |
MECÂNICA GERAL |
EXTENSÃO II |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA |
ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
MECÂNICA DOS SOLOS |
MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL I |
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I |
OPTATIVA I |
CONSTRUÇÃO CIVIL I |
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO II |
HIDRAULICA GERAL |
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II |
TEORIA DAS ESTRUTURAS |
EXTENSÃO III |
ESTRUTURAS METÁLICAS |
ENERGIAS RENOVÁVEIS |
CONSTRUÇÃO CIVIL II |
ESTRUTURAS DE CONCRETO I |
INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS |
GESTÃO E ORÇAMENTO DE OBRAS CIVIS |
SANEAMENTO AMBIENTAL |
ESTRUTURAS DE CONCRETO II |
FUNDAÇÕES |
ESTRADAS |
EXTENSÃO IV |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS |
PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM |
PROJETO ESTRUTURAL |
PROJETO DE PESQUISA |
PLANEJAMENTO DE OBRAS E PROJETOS EM BIM |
PONTES |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO |
PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES |
OPTATIVA II |
A Faculdade Terra Nordeste proporcionará aos egressos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Esta formação capacitará seus egressos a serem sujeitos conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social dos conhecimentos, habilidades e valores adquiridos na vida acadêmica e de ingeri-los em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.
O egresso será um profissional com consciência de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo, efetivamente, utilizando-se da tecnologia adquirida, em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade em que vive.
Considerando o perfil desejado para o engenheiro civil, o formando deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades para o exercício das suas atividades.
Considerando a formação do Engenheiro proposta nas Diretrizes Curriculares concebemos o Perfil do Egresso como qualificado para:
- aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais a engenharia;
- projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- atuar em equipes multidisciplinares;
- compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Por fim, para que os alunos atinjam o perfil pretendido, o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da FATENE tem no seu Projeto Pedagógico de Curso o documento que formaliza o currículo do curso, explicita a amplitude do mesmo e, sua tradução se concretiza pelo conjunto de experiências e vivências dos estudantes ao longo do processo, de forma que estes venham a contribuir positivamente no processo do desenvolvimento global da comunidade.
Estudos da área elucidam que o mercado de trabalho para o engenheiro civil tem se apresentado escasso atualmente frente as necessidades de atendimento as demandas advindas de programas governamentais, advento dos Jogos Olímpicos e alguns mercados locais de engenharia que crescem em várias frentes. Em maio de 2012, a Confederação Nacional das Industrias (CNI) já divulgava dados a respeito do ritmo acelerado de obras em todas as regiões em regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentam uma economia crescente, passam por processos de modernização e readequação de seus setores de infraestrutura, sendo o caso local com a implantação da Siderúrgica e o Porto em plena construção, o que são destinos atraentes e propensos a grandes oportunidades.
Outra área que ganha relevância no mercado de trabalho é a que diz respeito ao engenheiro especializado em sustentabilidade e meio ambiente, sobretudo a partir dos impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos no setor privado. A relevância deste profissional é preponderante em setores como, por exemplo, indústrias de mineração, gás, óleo e energia. O profissional egresso do curso superior de graduação em Engenharia Civil mediante suas competências e habilidades adquiridas será capaz de ocupar posições nesse mercado de trabalho em vários segmentos, também atuando como empresário ou colaborador na execução de projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos, sanitários, pluviais e de prevenção de incêndio para edificações residenciais, comerciais e industriais; projetos elétricos de baixa tensão, projetos e execução de rodovias, pontes e obras de arte; avaliações e perícias técnicas; planejamento e controle de obras de edificações comerciais, residenciais e industriais; sistema de coleta e tratamento de esgoto, sistemas de captação e tratamento de água; administração de processos, sistemas, materiais, pessoas e empresas, além do ensino, da pesquisa científica e de consultoria.
Docente | Titulação | Link Lattes |
Adriana Marly Sampaio Josino | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7094576725523950 |
Alan Diniz Lima | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7381425013607892 |
Diego Rodrigues Holanda | ||
Francisco Wendel Cipriano De Oliveira | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7788142213502114 |
Jose Bruno Rego Mesquita | Doutor | http://lattes.cnpq.br/2739206512664016 |
Luis Henrique Pereira França | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7154220596173639 |
Luiz Carlos Guerreiro Chaves | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7659925744902993 |
Gustavo Henrique Pinheiro da Silva | ||
Eduardo Felicio Barbosa | Mestre | |
Savina Lais Nunes | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1597646560231140 |
Presidente Prof. Mestre Luis Henrique Pereira França
Profa. Mestre Savina Lais Silva Nunes
Prof. Doutor Alan Diniz Lima
Prof. Doutor José Bruno Rego Mesquita
Prof. Mestre Eduardo Felicio Barbosa
Prof. Ms. Luis Henrique Pereira França
Profa. Ms. Ana Kássia Lopes Gonçalves
Prof. Dr. José Bruno R. de Mesquita
Prof. Dr. Alan Diniz Lima
Profa. Ma. Savina Laís Silva Nunes