Fisioterapia
Sobre o Curso
No Curso de Fisioterapia da FATENE, os alunos terão contato com equipamentos e terapêuticas utilizadas na Fisioterapia desde o primeiro semestre, assim como visitas e atendimentos supervisionados a clínicas e hospitais, proporcionando uma vivência efetiva e contínua das atividades como fisioterapeuta. O discente estudará com aulas teóricas e práticas em laboratórios, os movimentos humano fisiológico, as alterações patológicas e cinético funcionais, suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade funcional de órgãos e sistemas. Com isso, este estará apto a elaborar um completo diagnóstico físico e funcional, eleger e executar os procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
Duração do Curso: 10 semestres / 5 anos
Turnos: Noite
Estrutura Curricular
ANATOMIA HUMANA |
HISTÓRIA, ÉTICA E INTRODUÇÃO A FISIOTERAPIA |
PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA |
VIVÊNCIAS EM FISIOTERAPIA |
BIOQUÍMICA E BIOLOGIA HUMANA |
FUNDAMENTOS DA CITOLOGIA E HISTOLOGIA |
MICROSCOPIA E EMBRIOLOGIA |
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA |
ANATOMIA LOCOMOTORA E FUNCIONALIDADE HUMANA |
FISIOLOGIA HUMANA |
SOCIOLOGIA GERAL |
MOVIMENTO E BIOMECÂNICA HUMANA |
EXERCÍCIO, METABOLISMO E CONDICIONAMENTO MUSCULOESQUELÉTICO |
AVALIAÇÃO CINÉTICA E FUNCIONAL EM FISIOTERAPIA |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
CINESIOTERAPIA |
INTRODUÇÃO A SAÚDE COLETIVA |
PRÓTESE ÓRTESE E IMAGENOLOGIA |
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS E ALTERNATIVOS |
FARMACOLOGIA BÁSICA |
SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS |
VIGILÂNCIA EM SAÚDE |
PATOLOGIA GERAL E DOS SISTEMAS |
DESENVOLVIMENTO NEURAL E PSICOMOTRICIDADE |
RECURSOS ELÉTRICOS E HÍDRICOS |
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL |
FISIOTERAPIA PNEUMOFUNCIONAL |
FISIOTERAPIA UROLOGIA E GINECO-OBSTETRÍCIA |
ENVELHECIMENTO E FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO |
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL |
FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS |
FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA |
FISIOTERAPIA TRAUMO-ORTOPÉDICA E REUMATOLÓGICA |
FISIOTERAPIA DESPORTIVA |
FISIOTERAPIA CARDIO INTENSIVA |
FISIOTERAPIA CRANIOMANDIBULAR |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA |
SAÚDE, SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE |
PRÁTICA E EXAMES CLÍNICOS PARA FISIOTERAPEUTAS |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA E AMBULATORIAL |
ESTATÍSTICA APLICADA |
PROJETO DE PESQUISA |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
TECNOLOGIA ASSISTIVA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR |
Dado o perfil do egresso do Curso de Graduação, Bacharelado, em Fisioterapia considera-se primordial a formação de competências profissionais. Essas competências estão articuladas às áreas de atuação e de conhecimento do fisioterapeuta, aqui elencadas em dimensões e domínios.
I – Atenção fisioterapêutica à saúde: onde irá abordar ações e serviços ofertados ao indivíduo, família e comunidades, respeitados a autonomia do ser humano, sua singularidade, o contexto social, econômico, sua história de vida, sua cultura e suas crenças.
II – Gestão, empreendedorismo e inovação em saúde: compreende o eixo formador e aborda os processos técnico-gerenciais, políticos e sociais implicados na área da saúde, tanto no domínio público como no privado, como também nas distintas esferas de gestão.
III – Educação à vida: que compreende à formação continuada, ou educação formal, e pode ocorrer de modo mais estruturado junto às instituições
de ensino, em que o estudante deve seguir um programa pré-determinado, como lato sensu e stricto sensu, ou ainda, pode ocorrer de modo não formal promovido por meio de eventos, cursos livres, encontros de escolha pessoal e desejo de cada um.
A formação do fisioterapeuta tem por objetivo, dotar o profissional dos conhecimentos técnicos e científicos necessários para o desenvolvimento de ações e resultados voltados à área de Ciências da Saúde. No que se refere às alterações patológicas e cinético funcionais, e suas repercussões psíquicas e orgânicas. Além das seguintes competências e habilidades gerais:
- Conscientizar o discente sobre a prática da Fisioterapia como medida de promoção, prevenção, manutenção, proteção, recuperação do estado de saúde e/ou para reintegrar à pessoa à sociedade;
- Proporcionar ao discente, condições para o desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas, ético-políticas e socioeducativas com o objetivo de prestar assistência à saúde fisioterapêutica do indivíduo;
- Estimular o desenvolvimento de projetos de ações de Responsabilidade Social, Educação Ambiental e de Políticas de Direitos Humanos que contemplem a pluralidade étnico-racial, as comunidades carentes e a inclusão social dos menos favorecidos no âmbito da educação, da pesquisa científica e da qualidade de vida;
- Desenvolver e executar projetos de pesquisa, objetivando a geração de novos conhecimentos dentro do campo fisioterapêutico e cultural, propiciando ampliação do saber e melhorando a qualidade de ensino;
- Proporcionar ao discente o desenvolvimento de habilidades e competências de relacionamento interpessoal, comunicação, liderança e tomada de decisão no processo de cuidado e gerenciamento de serviços de saúde e fisioterapia;
- Realizar a avaliação de variáveis fisiológicas, emocionais e sociais que possam interferir no processo fisioterapêutico, considerando suas circunstâncias éticas, deontológicas, políticas, históricas, socioculturais, econômicas e ambientais;
- Participar de atividades complementares que objetivam a socialização e atualização do saber científico na área da Fisioterapia, através da realização e participação de cursos, palestras, simpósios, exposições, conferências, convênios, visitas técnicas e outros;
- Capacitar o discente conhecimento para proporcionar ao paciente, um tratamento das disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
- Capacitar o discente para emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios fisioterapêuticos;
- Capacitar ao discente uma discussão crítica e ampla do espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, capacitando-o a intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária.
O bacharel em Fisioterapia terá um perfil generalista, humanista, crítico, criativo, reflexivo e ético, para atuar nos diferentes níveis de complexidade e de de atenção à saúde, como: Hospitais, Ambulatórios, Postos de Saúde, Consultórios Próprios, Centros de Saúde Públicos ou Privados, Clubes Esportivos, Centros de Reabilitação, Empresas (Prevenção de Acidentes e Orientação Postural), Escolas (Orientação Postural), Tratamento Home Care (domiciliar), Indústrias de Equipamentos Fisioterapêuticos e/ou Ortopédicos e em Clínicas de Fisioterapia.
1. Áreas de Atuação do Fisioterapeuta:
1.1 Fisioterapia Clínica:
- Consultórios;
- Ambulatórios;
- Centros de Reabilitação;
- Clínicas e Hospitais.
1.2 Saúde Pública Coletiva:
- Ações Básicas da Saúde;
- Fisioterapia do Trabalho;
- Programas Institucionais;
- Vigilância Sanitária.
1.3 Educação
- Pesquisa e Extensão;
- Supervisão Técnica e Administrativa;
- Docência nos Níveis Secundário e Superior;
- Direção e Coordenação de Cursos.
1.4 Outros
- Home Care: Tratamento Pessoal e Residencial do Paciente;
- Indústria de Equipamentos de uso Fisioterapêutico e/ou Ortopédicos;
- Esporte.
2. Especialidades Reconhecidas:
- Acupuntura (Resolução Coffito 219/2000);
- Fisioterapia Cardiovascular (Resolução Coffito 454/2015);
- Fisioterapia Dermato-Funcional (Resolução Coffito 362/2009);
- Fisioterapia Esportiva (Resolução Coffito 337/2007);
- Fisioterapia do Trabalho (Resolução Coffito 351/2008);
- Fisioterapia Neurofuncional (Resolução Coffito 226/2001);
- Fisioterapia em Oncologia (Resolução Coffito 390/2011);
- Fisioterapia Respiratória (Resolução Coffito 318/2006);
- Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Resolução Coffito 260/2004);
- Fisioterapia em Saúde da Mulher (Resolução Coffito 365/2009);
- Fisioterapia Aquática (Resolução Coffito 443/2014);
- Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução Coffito 402/2011);
- Osteopatia (Resolução Coffito 398/2011);
- Quiropraxia (Resolução Coffito 399/2011);
- Fisioterapia em Gerontologia (Resolução Coffito 476/2016).
Docente | Titulação | Link Lattes |
Adriana Marly Sampaio Josino | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7094576725523950 |
Charliene Freire Xavier Vieira | Doutor | http://lattes.cnpq.br/1274982428931718 |
Danielle Carvalho Fonseca Falanga De Oliveira | Mestre | http://lattes.cnpq.br/0800111323816109 |
Lorena Bezerra Martins | Mestre | http://lattes.cnpq.br/5716943660019298 |
Luiz Carlos Guerreiro Chaves | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7659925744902993 |
Maria Da Conceição Reis Silva | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7953032472030867 |
Paulo Sergio Temoteo | Doutor | http://lattes.cnpq.br/8909969383399935 |
Raquel Nascimento Da Silva Roriz | Mestre | http://lattes.cnpq.br/2143284635759207 |
Renata De Arruda Camara Silva | Especialista | http://lattes.cnpq.br/1661459007910355 |
Tatiana De Queiroz | Doutor | http://lattes.cnpq.br/2527820193225280 |
Valmirlan Fechine Jamacaru | Mestre | http://lattes.cnpq.br/5514174278006224 |
PPC
O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.
NDE
O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:
- Lorena Bezerra Martins
- Charliene Freire Xavier Vieira
- Danielle Carvalho Fonseca Falanga
- Maria Da Conceição Reis Silva
O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.
NDE
O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:
- Lorena Bezerra Martins
- Tatiana De Queiroz Oliveira
- Charliene Freire Xavier Vieira
- Danielle Carvalho Fonseca Falanga
- Maria Da Conceição Reis Silva