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Fisioterapia

Sobre o Curso

No Curso de Fisioterapia da FATENE, os alunos terão contato com equipamentos e terapêuticas utilizadas na Fisioterapia desde o primeiro semestre, assim como visitas e atendimentos supervisionados a clínicas e hospitais, proporcionando uma vivência efetiva e contínua das atividades como fisioterapeuta. O discente estudará com aulas teóricas e práticas em laboratórios, os movimentos humano fisiológico, as alterações patológicas e cinético funcionais, suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade funcional de órgãos e sistemas. Com isso, este estará apto a elaborar um completo diagnóstico físico e funcional, eleger e executar os procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Duração do Curso: 10 semestres / 5 anos

Turnos: Noite

Estrutura Curricular

ANATOMIA HUMANA
HISTÓRIA, ÉTICA E INTRODUÇÃO A FISIOTERAPIA
PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
VIVÊNCIAS EM FISIOTERAPIA
BIOQUÍMICA E BIOLOGIA HUMANA
FUNDAMENTOS DA CITOLOGIA E HISTOLOGIA
MICROSCOPIA E EMBRIOLOGIA
METODOLOGIA DO TRABALHO E DA PESQUISA CIENTÍFICA
ANATOMIA LOCOMOTORA E FUNCIONALIDADE HUMANA
FISIOLOGIA HUMANA
SOCIOLOGIA GERAL
MOVIMENTO E BIOMECÂNICA HUMANA
EXERCÍCIO, METABOLISMO E CONDICIONAMENTO MUSCULOESQUELÉTICO
AVALIAÇÃO CINÉTICA E FUNCIONAL EM FISIOTERAPIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CINESIOTERAPIA
INTRODUÇÃO A SAÚDE COLETIVA
PRÓTESE ÓRTESE E IMAGENOLOGIA
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS E ALTERNATIVOS
FARMACOLOGIA BÁSICA
SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
PATOLOGIA GERAL E DOS SISTEMAS
DESENVOLVIMENTO NEURAL E PSICOMOTRICIDADE
RECURSOS ELÉTRICOS E HÍDRICOS
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL
FISIOTERAPIA PNEUMOFUNCIONAL
FISIOTERAPIA UROLOGIA E GINECO-OBSTETRÍCIA
ENVELHECIMENTO E FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL
FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA
FISIOTERAPIA TRAUMO-ORTOPÉDICA E REUMATOLÓGICA
FISIOTERAPIA DESPORTIVA
FISIOTERAPIA CARDIO INTENSIVA
FISIOTERAPIA CRANIOMANDIBULAR
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE, SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE
PRÁTICA E EXAMES CLÍNICOS PARA FISIOTERAPEUTAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA E AMBULATORIAL
ESTATÍSTICA APLICADA
PROJETO DE PESQUISA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
TECNOLOGIA ASSISTIVA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Dado o perfil do egresso do Curso de Graduação, Bacharelado, em Fisioterapia considera-se primordial a formação de competências profissionais. Essas competências estão articuladas às áreas de atuação e de conhecimento do fisioterapeuta, aqui elencadas em dimensões e domínios.

I – Atenção fisioterapêutica à saúde: onde irá abordar ações e serviços ofertados ao indivíduo, família e comunidades, respeitados a autonomia do ser humano, sua singularidade, o contexto social, econômico, sua história de vida, sua cultura e suas crenças.
II – Gestão, empreendedorismo e inovação em saúde: compreende o eixo formador e aborda os processos técnico-gerenciais, políticos e sociais implicados na área da saúde, tanto no domínio público como no privado, como também nas distintas esferas de gestão.
III – Educação à vida: que compreende à  formação continuada, ou educação formal, e pode ocorrer de modo mais estruturado junto às instituições

de ensino, em que o estudante deve seguir um programa pré-determinado, como lato sensu e stricto sensu, ou ainda, pode ocorrer de modo não formal promovido por meio de eventos, cursos livres, encontros de escolha pessoal e desejo de cada um.

A formação do fisioterapeuta tem por objetivo, dotar o profissional dos conhecimentos técnicos e científicos necessários para o desenvolvimento de ações e resultados voltados à área de Ciências da Saúde. No que se refere às alterações patológicas e cinético funcionais, e suas repercussões psíquicas e orgânicas. Além das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Conscientizar o discente sobre a prática da Fisioterapia como medida de promoção, prevenção, manutenção, proteção, recuperação do estado de saúde e/ou para reintegrar à pessoa à sociedade;
  • Proporcionar ao discente, condições para o desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas, ético-políticas e socioeducativas com o objetivo de prestar assistência à saúde fisioterapêutica do indivíduo;
  • Estimular o desenvolvimento de projetos de ações de Responsabilidade Social, Educação Ambiental e de Políticas de Direitos Humanos que contemplem a pluralidade étnico-racial, as comunidades carentes e a inclusão social dos menos favorecidos no âmbito da educação, da pesquisa científica e da qualidade de vida;
  • Desenvolver e executar projetos de pesquisa, objetivando a geração de novos conhecimentos dentro do campo fisioterapêutico e cultural, propiciando ampliação do saber e melhorando a qualidade de ensino;
  • Proporcionar ao discente o desenvolvimento de habilidades e competências de relacionamento interpessoal, comunicação, liderança e tomada de decisão no processo de cuidado e gerenciamento de serviços de saúde e fisioterapia;
  • Realizar a avaliação de variáveis fisiológicas, emocionais e sociais que possam interferir no processo fisioterapêutico, considerando suas circunstâncias éticas, deontológicas, políticas, históricas, socioculturais, econômicas e ambientais;
  • Participar de atividades complementares que objetivam a socialização e atualização do saber científico na área da Fisioterapia, através da realização e participação de cursos, palestras, simpósios, exposições, conferências, convênios, visitas técnicas e outros;
  • Capacitar o discente conhecimento para proporcionar ao paciente, um tratamento das disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Capacitar o discente para emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios fisioterapêuticos;
  • Capacitar ao discente uma discussão crítica e ampla do espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, capacitando-o a intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária.

O bacharel em Fisioterapia terá um perfil generalista, humanista, crítico, criativo, reflexivo e ético, para atuar nos diferentes níveis de complexidade e de de atenção à saúde, como: Hospitais, Ambulatórios, Postos de Saúde, Consultórios Próprios, Centros de Saúde Públicos ou Privados, Clubes Esportivos, Centros de Reabilitação, Empresas (Prevenção de Acidentes e Orientação Postural), Escolas (Orientação Postural), Tratamento Home Care (domiciliar), Indústrias de Equipamentos Fisioterapêuticos e/ou Ortopédicos e em Clínicas de Fisioterapia.

1. Áreas de Atuação do Fisioterapeuta:

1.1 Fisioterapia Clínica:

  • Consultórios;
  • Ambulatórios;
  • Centros de Reabilitação;
  • Clínicas e Hospitais.

1.2 Saúde Pública Coletiva:

  • Ações Básicas da Saúde;
  • Fisioterapia do Trabalho;
  • Programas Institucionais;
  • Vigilância Sanitária.

1.3 Educação

  • Pesquisa e Extensão;
  • Supervisão Técnica e Administrativa;
  • Docência nos Níveis Secundário e Superior;
  • Direção e Coordenação de Cursos.

1.4 Outros

  • Home Care: Tratamento Pessoal e Residencial do Paciente;
  • Indústria de Equipamentos de uso Fisioterapêutico e/ou Ortopédicos;
  • Esporte.

2. Especialidades Reconhecidas:

  • Acupuntura (Resolução Coffito 219/2000);
  • Fisioterapia Cardiovascular (Resolução Coffito 454/2015);
  • Fisioterapia Dermato-Funcional (Resolução Coffito 362/2009);
  • Fisioterapia Esportiva (Resolução Coffito 337/2007);
  • Fisioterapia do Trabalho (Resolução Coffito 351/2008);
  • Fisioterapia Neurofuncional (Resolução Coffito 226/2001);
  • Fisioterapia em Oncologia (Resolução Coffito 390/2011);
  • Fisioterapia Respiratória (Resolução Coffito 318/2006);
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Resolução Coffito 260/2004);
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher (Resolução Coffito 365/2009);
  • Fisioterapia Aquática (Resolução Coffito 443/2014);
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução Coffito 402/2011);
  • Osteopatia (Resolução Coffito 398/2011);
  • Quiropraxia (Resolução Coffito 399/2011);
  • Fisioterapia em Gerontologia (Resolução Coffito 476/2016).

Lorena Bezerra Martins

E-mail:  lorena.martins@fatene.edu.br

Telefone / WhatsApp: (85) 3299-2823

Mestre em Ciências Biológicas e Biotecnológicas (UNINTA), gerando 2 patentes, Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional (UNICHRISTUS) e Graduado em Fisioterapia (UNICHRISTUS).

Desde 2017 atua como docente em ensino de graduação em pós-graduações no Ceará.

Atuante na área da fisioterapia Dermato funcional, sendo responsável pela direção da Clínica Voli, situada em Fortaleza. Atuação clínica profissional há 14 anos e como docente há 8 anos.

CREFITO: 119185F

Docente do curso de Graduação em Fisioterapia da FATENE

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

O Fisioterapeuta é um profissional de saúde autônomo, dotado de conhecimento técnico e científico, que pode proporcionar aos pacientes a redução da dor e reabilitação cinética e funcional, reduzindo o período de incapacidade e a necessidade do uso prolongado de medicamentos e seus efeitos colaterais. Para isso, o Fisioterapeuta realiza uma avaliação completa do paciente, e desenvolve um plano de tratamento utilizando equipamentos e técnicas específicas. Além disso, o Fisioterapeuta pode trabalhar com o paciente preventivamente, evitando a perda da mobilidade e/ou função.

O Fisioterapeuta é um profissional preparado para atuar em uma variedade de instituições, como: Hospitais, Ambulatórios, Consultórios, Clínicas e Centros de Saúde Públicos ou Privados, Clubes Esportivos, Centros de Reabilitação, Empresas (Prevenção de Acidentes e Orientação Postural), Escolas (Orientação Postural), Tratamento Home Care, Industria de Equipamentos Fisioterapêuticos e/ou Ortopédicos e em Clínicas de Fisioterapia.

“O Fisioterapeuta é como um grande artista, utilizando de suas mãos para curar, fazendo da reabilitação e do bem-estar de seu paciente, sua obra”

Profa. Ms. Lorena Bezerra Martins –  Mestre

Prof. Ms. João Luiz Josino  –  Mestre

Prof. Dr. Cesário Rui Callou Filho – Doutor

Profa. Dra.Tatiana De Queiroz Oliveira – Doutora

Profa. Ms. Maria Da Conceição Reis Silva – Mestre

Prof. Dr. Carlos Alberto Moreira – Doutor

Prof. Dr. Valmirlan Fechine Jamacaru – Doutor

Profa. Ms. Raquel Nascimento Da Silva Roriz – Mestre

Profa. Dra. Adriana Marly Sampaio Josino – Doutora

Prof. Dr. Alan Diniz Lima – Doutor

Prof. Dr. Givanildo Carneiro Benicio – Doutor

PPC

O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.

NDE

O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:

  • Lorena Bezerra Martins
  • Tatiana De Queiroz Oliveira
  • Cesário Rui Callou Filho
  • Carlos Alberto Moreira
  • Maria Da Conceição Reis Silva

O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.

NDE

O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:

  • Lorena Bezerra Martins
  • Tatiana De Queiroz Oliveira
  • Cesário Rui Callou Filho
  • Carlos Alberto Moreira
  • Maria Da Conceição Reis Silva

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