Medicina Veterinária
Sobre o Curso
O curso de bacharelado em Medicina Veterinária formará profissionais com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva. Deverá ser ainda, um agente propagador de mudanças, capaz de trabalhar em equipe, tendo a sua atuação pautada por valores éticos e compromissos com o desenvolvimento sustentado, participando ativamente, com competência e postura profissional, no contexto social e ambiental.
Conceito MEC: Nota 4
Duração do Curso: 10 semestres / 5 anos
Turnos: Manhã e Tarde

Estrutura Curricular
BLOCO 01 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Metodolgia do Trabalho e da Pesquisa Científica | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | EAD |
Anatomia Descritiva e Topográfica I | 120 | 74 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Biologia Celular e Molecular | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Deontologia Veterinária, Etologia e Bem-estar Animal | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Educação Ambiental e Cidadania | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | EAD |
BLOCO 02 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Anatomia Descritiva e Topográfica II | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Bioquímica | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Estatística Aplicada | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | EAD |
Melhoramento Genético Animal | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Embriologia e Histologia | 120 | 74 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
BLOCO 03 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Fisiologia Veterinária I | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Imunologia Animal | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Microbiologia Animal | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Parasitologia Animal | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Sociologia e Extensão Rural | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Zootecnia Geral | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
BLOCO 04 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Patologia Geral | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Nutrição Animal | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Farmacologia Veterinária | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Semiologia Veterinária | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Optativa I | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Fisiologia Veterinária II | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
BLOCO 05 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Epidemiologia e Saúde pública | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Empreendedorismo e Gestão na Medicina Veterinária | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Noções básicas em Produção Animal | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Patologia Clínica Veterinária | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Patologia Post-Mortem e Medicina Veterinária Legal | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Terapêutica Veterinária | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
BLOCO 06 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Anestesiologia Veterinária | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Optativa II | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
BLOCO 07 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Zoonoses | 100 | 74 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Técnica Cirúrgica | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Clínica Médica de Cães e Gatos | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal | 100 | 74 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Reprodução Animal I | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
BLOCO 08 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Toxicologia Veterinária | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Clínica Cirúrgica de Grandes Animais | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Clínica Médica de Equinos | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Clínica Médica de Ruminantes | 100 | 54 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Tecnologia de Produtos de Origem Animal | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Reprodução Animal II | 80 | 34 | 20 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
BLOCO 09 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Projeto de pesquisa | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Estágio Supervisionado I | 240 | 0 | 240 | 0 | 0 | PRESENCIAL |
BLOCO 10 | ||||||
DISCIPLINA | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 80 | 66 | 0 | 14 | 0 | PRESENCIAL |
Estágio Supervisionado II | 240 | 0 | 240 | 0 | 0 | PRESENCIAL |
RESUMO | ||||||
COMPONENTE | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
PERCENTUAL |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – PRESENCIAL | 3800 | 2520 | 0 | 81% | ||
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – EAD | 240 | 240 | 0 | 0 | 0 | 7% |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 480 | 0 | 480 | 0 | 0 | 9% |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 180 | 0 | 0 | 180 | 0 | 3% |
TOTAL | 4700 | 2760 | 480 | 450 | 100% |
OPTATIVAS | ||||||
COMPONENTE | CH
TOTAL |
CH
TEÓRICA |
CH
PRÁTICA |
CH
ATIVIDADE |
CH
EXTENSÃO |
MODALIDADE |
Apicultura | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Bovinocultura de Corte | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Bovinocultura de Leite | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Caprinocultura de leite | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Cinotecnia | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Clínica de Animais Silvestres | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Controle Biológico | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Cunicultura | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Ecoturismo | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Gerenciamento de Projetos em Saúde Pública | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | EAD |
Inglês Instrumental | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Libras | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | EAD |
Piscicultura | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Projeto Agropecuário e Ambiental | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Suinocultura | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Informática Avançada | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | EAD |
Caprinocultura de Corte | 80 | 54 | 0 | 14 | 12 | PRESENCIAL |
Perfil do Formando
O Médico Veterinário é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir às necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades em relação às atividades inerentes ao exercício profissional. Os campos específicos de atuação são a saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva; saúde pública, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal; ecologia e proteção ao meio ambiente. O profissional deve ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. O profissional deve ter capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária – SESu – MEC).
Para atingir este objetivo, deverá ter as seguintes capacitações:
- Ter uma formação geral sólida e de qualidade, com conhecimentos básicos que lhe permita visualizar a profissão em toda sua amplitude e possibilidade de atuação como médico-veterinário, a fim de desenvolver uma atividade voltada para a solução de problemas em Saúde e Produção Animal, Proteção Ambiental, além de assumir seu compromisso social como agente propulsor da Saúde Pública;
- Manter-se atualizado tecnicamente, atento às diretrizes da política governamental, integração e globalização da economia, no que concerne as áreas agrárias e de saúde;
- Ter consciência da importância social da profissão e sua utilização como instrumento de desenvolvimento individual e coletivo;
- Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social e;
- Conhecer e observar no exercício profissional, os preceitos estabelecidos pelo código de ética de Medicina Veterinária, pela bioética e normas de biossegurança.
Habilidades desenvolvidas pelo profissional
A formação do Médico Veterinário tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além das seguintes competências e habilidades gerais:
Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Mercado de Trabalho / Campo de Atuação
Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte e de grande porte
Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.
Centros de pesquisa
Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.
Indústria de produtos para animais
Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.
Indústria de produtos de origem animal
Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.
Manejo e conservação de espécies
Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.
Perícia técnica
Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.
Produção e sanidade animal
Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.
Saúde pública veterinária
Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
Tecnologia de produção animal
Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação.
Tecnologia de reprodução animal
Desempenhar o ensino, a direção, o controle e a orientação dos serviços de inseminação artificial e reprodução assistida.
Ensino superior
Atuar na regência de cadeiras ou disciplinas especificamente médico-veterinárias, bem como a direção das respectivas seções e laboratórios; direção e a fiscalização do ensino da medicina veterinária, bem como do ensino agrícola médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal;
Educação e Extensão rural
Trabalhar a organização da educação rural relativa à pecuária.
Coordenador
Corpo Docente
Docente | Titulação | Link Lattes |
Alan Diniz Lima | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7381425013607892 |
Anderson Pinto Almeida | Pos Doutor | http://lattes.cnpq.br/1552164641509324 |
Emmanuel Carvalho Oliveira | Mestre | http://lattes.cnpq.br/3103259516937844 |
Jose Claudio Carneiro De Freitas | Doutor | http://lattes.cnpq.br/3504796896738432 |
Kenio Patricio Lima De Oliveira | Doutor | http://lattes.cnpq.br/8853017595230880 |
Leonardo Alves Rodrigues Cabral | Doutor | http://lattes.cnpq.br/0837202798496065 |
Luiz Carlos Guerreiro Chaves | Doutor | http://lattes.cnpq.br/7659925744902993 |
Maria Da Conceição Reis Silva | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7953032472030867 |
Monica Aline Parente Melo | Doutor | http://lattes.cnpq.br/2786691790286612 |
Paulo Sergio Temoteo | Doutor | http://lattes.cnpq.br/8909969383399935 |
Renata De Arruda Camara Silva | Especialista | http://lattes.cnpq.br/1661459007910355 |
Renato Mesquita Peixoto | Doutor | http://lattes.cnpq.br/6479015256639575 |
PPC e NDE
O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.
O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:
Prof. MSc. Emmanuel Carvalho Oliveira (Coordenador) – emmanuel.oliveira@fatene.edu.br
Profa. Dra. Monica Aline Parente (Assessoria Acadêmica) – monica.melo@fatene.edu.br
Prof. Dr. Alan Diniz Lima – alan.lima@fatene.edu.br
Profa. MSc. Ana Paula Gambiragi – ana.gambiragi@fatene.edu.br
Prof. PhD. Anderson Pinto Almeida – anderson.almeida@fatene.edu.br
O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.
O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:
Prof. MSc. Emmanuel Carvalho Oliveira (Coordenador) – emmanuel.oliveira@fatene.edu.br
Profa. Dra. Monica Aline Parente (Coordenadora adjunta) – monica.melo@fatene.edu.br
Prof. Dr. Alan Diniz Lima – alan.lima@fatene.edu.br
Profa. MSc. Ana Paula Gambiragi – ana.gambiragi@fatene.edu.br
Prof. PhD. Anderson Pinto Almeida – anderson.almeida@fatene.edu.br