Medicina Veterinária
Sobre o Curso
O curso de bacharelado em Medicina Veterinária formará profissionais com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva. Deverá ser ainda, um agente propagador de mudanças, capaz de trabalhar em equipe, tendo a sua atuação pautada por valores éticos e compromissos com o desenvolvimento sustentado, participando ativamente, com competência e postura profissional, no contexto social e ambiental.
Conceito MEC: Nota 4
Duração do Curso: 10 semestres / 5 anos
Turnos: Manhã e Tarde
Estrutura Curricular
Introdução à Medicina Veterinária e Deontologia |
Ciências do Ambiente e Ecologia |
Anatomia Descritiva Animal |
Biologia Celular e Molecular |
Sociologia |
Metodologia da Pesquisa Científica |
Estatística |
Genética Animal |
Anatomia Topográfica Animal |
Bioquímica |
Histologia, Citologia e Embriologia Veterinária |
Fisiologia Animal |
Forragicultura e Pastagem Nativa |
Microbiologia Animal |
Parasitologia Animal |
Imunologia Animal |
Patologia Geral Veterinária |
Farmacologia Veterinária |
Zootecnia Geral |
Alimentação e Nutrição de Animais Ruminantes |
Alimentação e Nutrição de Animais Não – Ruminantes |
Extensão Rural |
Patologia Especial e Diagnóstico Post-mortem |
Patologia Clínica Veterinária |
Semiologia Veterinária |
Terapêutica Veterinária |
Epidemiologia Geral Veterinária |
Melhoramento Genético Animal |
Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos |
Fisiopatologia da Reprodução Animal |
Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos |
Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária |
Anestesiologia Veterinária |
Biotecnologia da Reprodução Anima |
Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal |
Economia e Administração do Agronegócio |
Técnica Cirúrgica |
Ornitopatologia |
Zoonoses |
Tecnologia dos Produtos de Origem Animal |
Clínica Médica de Cães e Gatos |
Clínica Médica de monogástricos |
Clínica Cirúrgica Veterinária I |
Clínica Médica de Ruminantes |
Projeto de Pesquisa |
Medicina Veterinária Legal |
Toxicologia Veterinária |
Clínica Cirúrgica Veterinária II |
Ginecologia e Obstetrícia Veterinária |
Saúde Pública Veterinária |
Atividades Complementares |
Estágio Supervisionado Obrigatório |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Perfil do Formando
O Médico Veterinário é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir às necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades em relação às atividades inerentes ao exercício profissional. Os campos específicos de atuação são a saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva; saúde pública, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal; ecologia e proteção ao meio ambiente. O profissional deve ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. O profissional deve ter capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária – SESu – MEC).
Para atingir este objetivo, deverá ter as seguintes capacitações:
- Ter uma formação geral sólida e de qualidade, com conhecimentos básicos que lhe permita visualizar a profissão em toda sua amplitude e possibilidade de atuação como médico-veterinário, a fim de desenvolver uma atividade voltada para a solução de problemas em Saúde e Produção Animal, Proteção Ambiental, além de assumir seu compromisso social como agente propulsor da Saúde Pública;
- Manter-se atualizado tecnicamente, atento às diretrizes da política governamental, integração e globalização da economia, no que concerne as áreas agrárias e de saúde;
- Ter consciência da importância social da profissão e sua utilização como instrumento de desenvolvimento individual e coletivo;
- Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social e;
- Conhecer e observar no exercício profissional, os preceitos estabelecidos pelo código de ética de Medicina Veterinária, pela bioética e normas de biossegurança.
Habilidades desenvolvidas pelo profissional
A formação do Médico Veterinário tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além das seguintes competências e habilidades gerais:
Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Mercado de Trabalho / Campo de Atuação
Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte e de grande porte
Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.
Centros de pesquisa
Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.
Indústria de produtos para animais
Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.
Indústria de produtos de origem animal
Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.
Manejo e conservação de espécies
Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.
Perícia técnica
Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.
Produção e sanidade animal
Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.
Saúde pública veterinária
Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
Tecnologia de produção animal
Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação.
Tecnologia de reprodução animal
Desempenhar o ensino, a direção, o controle e a orientação dos serviços de inseminação artificial e reprodução assistida.
Ensino superior
Atuar na regência de cadeiras ou disciplinas especificamente médico-veterinárias, bem como a direção das respectivas seções e laboratórios; direção e a fiscalização do ensino da medicina veterinária, bem como do ensino agrícola médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal;
Educação e Extensão rural
Trabalhar a organização da educação rural relativa à pecuária.
Coordenador
Corpo Docente
CORPO DOCENTE
- Profa. Dra. Aline Maia Silva
- Prof. Dr. Allan Diniz Lima
- Prof. PhD Anderson Pinto Almeida
- Profa. PhD Ana Lourdes Camurça Fernandes Vasconcelos
- Profa. Dra. Annice Cortez
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Braga Cruz
- Prof. Dr. Cláudio Henrique de Almeida Pereira
- Profa. Dra. Cynthia Levi Baratta Monteiro
- Prof. MsC Francisco Sávio Moura Martins
- Profa. Esp. Ingrid Rabelo Rodrigues
- Profa. Dra. Marcia Helena Niza Ramalho Sobral (coordenadora)
- Prof. MsC Matheus Wagner Paulino de Sousa
- Profa. Dra. Michelle Costa e Silva
- Profa. Dra. Mônica Aline Parente Melo Maciel
- Profa. Dra. Paula Bittencourt Vago
- Profa. MsC Sabrina Tainah da Cruz Silva
- Profa. PhD Vanessa Porto Machado
PPC e NDE
O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.
O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:
- Profa. Dra. Marcia Helena Niza Ramalho Sobral (coordenadora)
-
Profa. Dra. Aline Maia Silva
-
Profa. PhD Ana Lourdes Camurça Fernandes Vasconcelos
-
Prof. Dr. Carlos Eduardo Braga Cruz
-
Profa. MsC Sabrina Tainah da Cruz Silva
O Núcleo Docente Estruturante NDE possui regulamento próprio e sua composição obedece ao enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu e contrato em tempo integral e parcial.
O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:
- Profa. Dra. Marcia Helena Niza Ramalho Sobral (coordenadora)
-
Profa. Dra. Aline Maia Silva
-
Profa. PhD Ana Lourdes Camurça Fernandes Vasconcelos
-
Prof. Dr. Carlos Eduardo Braga Cruz
-
Profa. MsC Sabrina Tainah da Cruz Silva