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Serviço Social

Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Serviço Social tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar sobre as expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. 

CONCEITO MEC

O Curso de Bacharelado em Serviço Social, passou pela avaliação de reconhecimento de curso em 2013, feita pelo MEC, quando obteve nota 5, numa escala de 0 a 5, obtendo assim a classificação como  “curso de ótima qualidade de ensino”.

Duração do Curso: 8 semestres / 4 anos

Turnos: Manhã e Noite

1

Estrutura Curricular

Filosofia
Introdução ao Serviço Social
Psicologia
Português Instrumental
Metodologia do Trabalho Científico
Antropologia Social e Cultural
Sociologia
Formação Socieconômica e Política do Brasil
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
Ciência , Tecnologia e Sociedade
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Estatística
Questão Social e Globalização
Economia
Seguridade Social
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Ética Profissional em Serviço Social
Oficina de Instrumentalidade
Direito e Legislação Social
Sociologia Urbana e Rural
Tópico Especial em Serviço Social I
Processos de Trabalho em Serviço Social I
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social IV
Estágio Supervisionado em Serviço Social I
Política Social
Cidadania e Movimentos Sociais
Processos de Trabalho e Serviço Social II
Tópico Especial em Serviço Social II
Estágio Supervisionado II
Projeto de Pesquisa
Avaliação de Políticas Públicas
Serviço Social e Saúde Mental
Administração e Planejamento Organizacional
Sociedade e Envelhecimento
Pesquisa Social Aplicada
Trabalho de Conclusão de Curso
Libras
Responsabilidade Socioambiental
Estudos dos Conflitos Sociais e Violência
Seminário de Temas Sociais
Trabalho e Sociabilidade

A formação profissional busca viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à apreensão crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade; Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no país;
Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
Identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado.

Estes elementos estão em consonância com as determinações da Lei n. 8662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de assistente social e estabelece as seguintes competências e habilidades técnico-operativas:
 – Formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública,
 empresas e organizações da sociedade civil;
 – Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
 – Contribuir para a viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
 – Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
 – Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
 – Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
 – Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
 – Realizar estudos sócio-econômicos para identificação de demandas e necessidades sociais;
 – Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;
 – Exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de serviço social;
 – Assumir o magistério de Serviço Social e coordenar cursos e unidades de ensino;
 – Supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social

A/O Assistente Social  pode atuar em órgãos governamentais, Instituições e Empresas Privadas, Organizações da Sociedade Civil e também como profissional autônomo realizando assessoria e consultorias na área. Podendo atuar nos seguintes campos: saúde, assistência social, previdência social, educação, sóciojurídico e etc.

Sandra Maria Pontes Maia

E-mail: sandra.maia@fatene.edu.br

Telefone / WhatsApp: (85) 3299-2836

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2010), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2008), graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Coordenadora acadêmica e de estágios do curso de Bacharelado em Serviço Social da FATENE e Assistente social da Prefeitura de Fortaleza lotada no Hospital Gonzaga Mota de José Walter. Experiências nas áreas de Gestão Pública em Saúde e Assistência Social, Gestão acadêmica, docência no ensino superior, coordenação de estágios e humanização em Saúde.

Docente Titulação Link Lattes
Adriana Marly Sampaio Josino Doutor http://lattes.cnpq.br/7094576725523950
Diana Vanessa Pereira Mestre http://lattes.cnpq.br/7307331005461985
Fernando Carlos Cordeiro Alves Especialista http://lattes.cnpq.br/9568131756700127
Francisca Silvia Helena Barbosa Duarte Mestre http://lattes.cnpq.br/3869984324006114
Henry Simon Sales Pinheiro Mestre http://lattes.cnpq.br/4985108328305675
Lauriene Rodrigues Marreiro Mestre http://lattes.cnpq.br/1469081439893308
Luiz Carlos Guerreiro Chaves Doutor http://lattes.cnpq.br/7659925744902993
Maria Da Conceição Reis Silva Mestre http://lattes.cnpq.br/7953032472030867
Maria Das Graças Rodrigues Mendes Mestre http://lattes.cnpq.br/8282931424457249
Paulo Sergio Temoteo Doutor http://lattes.cnpq.br/8909969383399935
Renata De Arruda Camara Silva Especialista http://lattes.cnpq.br/1661459007910355
Sandra Maria Pontes Maia Mestre http://lattes.cnpq.br/3554908681176038

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.

Sua função, além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é definir o perfil acadêmico do curso, a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.

O Núcleo Docente Estruturante possui regulamento próprio e sua composição é formada pelo coordenador do curso, como seu presidente, e de cinco docentes com titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, com contrato em tempo integral ou parcial.

Membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de:

Profª Ms. Sandra Maria Pontes Maia Pires
Profª Ms. Francisca Silvia Helena Barbosa Duarte
Profª Ms. Lauriene Rodrigues Marreiro
Profª Ms. Maria das Graças Rodrigues Mendes
Profº Dr.Paulo Sérgio Temóteo

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